O Parque da Cidade, no Porto, abriu as “portas”, gratuitamente, à primeira versão “mini” do NOS Primavera Sound. O festival, que conquistou o Porto em 2012, inovou o seu programa…e a tarde de muitos “pequenos” festivaleiros.

Uma tarde de domingo que podia ser igual a tantas outras, acabou por se tornar mais musical para centenas de crianças e suas famílias. Às 14h já se fazia sentir a agitação e o entusiasmo dos mais pequenos. Correrias, brincadeiras e danças animavam o recinto do festival. Mas foi quando as 15h chegaram e Noiserv pisou o palco, que centenas de pessoas se juntaram para marcar lugar na primeira fila.

As surpresas não terminaram e a música continuou. Às 16h30, B Fachada subiu ao palco para prosseguir a tarde de festa. No entanto, foi aos Clã que coube encerrar o programa. Um “mini” festival ao som de músicos portugueses e para mostrar aos mais pequenos que, por cá, também se faz boa música.

Além dos concertos, foram várias as atividades que preencheram a tarde das crianças. Enquanto as meninas se dedicavam a fazer coroas de flores, os meninos jogavam à bola, correndo por todo o recinto. Sem dar espaço aos mais velhos, os “mini” festivaleiros conquistaram o Parque da Cidade, usufruindo de um festival dedicado a eles.

Outras atividades

Não só de um palco principal se faz um festival. Ao seu redor, várias áreas de lazer complementaram esta tarde animada.

Se, de um lado, os Holy Nothing & Rui Monteiro contribuíram com uma “mini” discoteca eletrónica que pôs os pequenos a dançar e a “abanar a cabeça”, do outro, os Melopeia, uma oficina musical, através de vários sons, melodias, ritmos e movimentos, puseram as crianças a cantar e a fazer o seu próprio musical.

E já que a tarde girou à volta da música, por que não mostrar aos mais pequenos como se constrói guitarras? Foi isso mesmo que a Casa de Guitarra fez…mas de uma forma diferente. Fósforos, elásticos e pauzinhos de gelado fora os instrumentos utilizados para, de uma forma didáctica, mostrar aos mais pequenos os vários momentos do processo de construção de uma guitarra.

Já Missom Baquetas, com uma banca personalizada, promoveu uma exposição de vários instrumentos no momento de produção, mas também permitiu às crianças experimentar alguns instrumentos e baquetas, que estavam a ser, no momento, fabricadas por um artesão.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”279772″]