São nove semanas de Programação Intensiva, de 22 de junho a 14 de agosto, para “requalificar pessoas e abrir portas a novas oportunidades nas carreiras dos vários profissionais motivados para a mudança”. É este o mote da Creators School, um curso “para quem quer aprender a programar para a Web e consequentemente desenvolver competências para lidar com a economia digital” que está aberto a todos, “independentemente do conhecimento informático de base” de cada um.

Podem ser estudantes, recém-licenciados, desempregados, profissionais ou empreendedores. Não interessa o estatuto, a idade ou o background académico. O importante é a vontade: “A lógica é que só se aprende verdadeiramente a fazer, fazendo. Por isso, o programa é essencialmente prático, de grande exigência”. Assim, também se pode inscrever quem já conhecer as ciências da computação: “o currículo do programa, combinado com a metodologia explorada, permite ter alunos com diferentes níveis de conhecimento, sendo que os objetivos são definidos à medida”, explica a organização.

“Os estudantes terão sessões de mentoria com profissionais das áreas de Web Development, Product Management e Web Design” e prevê-se que este curo seja “altamente recompensador, com um elevado potencial de empregabilidade pós-curso”, garantem. Afinal, citando o criador da Dropbox, Drew Houston, “saber programar é o mais próximo que temos de um super-poder”.

Curso também ajuda na procura de emprego

E mesmo que um super-herói deva “ser capaz de lidar com todo o tipo de dificuldades e obstáculos”, “nem sempre o consegue fazer sozinho”. Assim, o trabalho será essencialmente feito em pares todos os alunos poderão contar com o “apoio indispensável dos mentores”. Afinal, apesar de muitos imaginarem “que os programadores se juntam em caves escuras a olhar para um ecrã durante todo o dia” esta ideia, diz a organização, “não podia estar mais longe da realidade. O ambiente de trabalho mais habitual nas empresas tecnológicas é bastante informal e descontraído”.

Mas a questão da empregabilidade na área terá sido um dos maiores incentivos à criação do curso: “Até 2020 quantos programadores existirão em Portugal? Certamente menos do que os necessários.”, afirmam. Por isso, o curso também dá apoio nesse sentido, desde a “postura em entrevistas” a garantir um lugar “nas melhores empresas da indústria”.

As aulas acontecem no UP! Unidade Empresarial de Paranhos, têm um custo total de 2460 euros e as inscrições já podem ser feitas aqui (depois de submetido o formulário, há uma entrevista de seleção). Até 12 de junho há um desconto de 15% e também há a opção de pagamento por prestações, com as últimas parcelas a serem pagas só depois do contrato de trabalho ser assinado.