Portugal faz-se representar por exemplares de apatites e volframites, mas o estrangeiro também vai apresentar expositores na XXV Feira de Minerais, Pedras Preciosas e Fósseis que, entre 29 e 31 de maio, estará instalada na Reitoria da Universidade do Porto. São os casos de Espanha, Alemanha e Marrocos, que vão trazer materiais para esta mostra.

E para as crianças?

Os mais novos têm atividades especiais durante o fim de semana. Entre as 15h e as 18h, podem divertir-se com a luz e a cor e, a partir daí, criar cristais e objetos que brilham no escuro. Depois das atividades, as crianças devem lembrar-se que, por exemplo, as medusas emitem brilho por causa da fluorescência de uma proteína ou que a própria natureza tem minerais fluorescentes. A participação nas oficinas é gratuita.

Apesar de os minerais, pedras preciosas e os fósseis serem a principal atração para quem visita a feira, vão estar também expostos objetos manufaturados de ourivesaria e ferramentas de trabalho. De colares e anéis a lupas e martelos – sempre com a geologia como pano de fundo –, há muito para explorar e admirar na Reitoria da UP, por esses dias.

Na sexta-feira, as portas abrem-se às 15h e fecham às 20h. Durante o fim de semana é possível visitar a feira entre as 10h e as 20h. Colecionadores ou apenas curiosos, todos podem participar. A entrada é livre.