O Multiplex 15 pretende conjugar as várias vertentes da imagem em movimento com a exibição de curtas metragens. O evento é organizado pelos alunos que se encontram no último ano do curso de Comunicação Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona do Porto (ULP), sendo coordenado pelo diretor do curso, João de Sousa Cardoso.

Rafaela Teixeira, uma das alunas responsáveis pela organização da iniciativa, conta ao JPN que “este evento é bastante importante no que diz respeito à dinâmica dos trabalhos de grupo e cooperação entre estudantes e docentes”. “Além disso devemos realçar o privilégio e a responsabilidade de receber convidados especiais de grande importância no panorama cinematográfico mundial”, acrescenta.

Depois de ter tido a presença de convidados como Manoel de Oliveira ou Boris Lehman, a edição deste ano conta com a participação do cineasta independente Pedro Costa, realizador de “Ossos” e de “O Sangue”. A presença deste convidado é importante para a aprendizagem e enriquecimento dos estudantes, já que “o facto de (Pedro Costa) criar filmes com uma forte componente autorial deve impulsionar e encorajar esta nova geração de cineastas”.

“Os seus filmes têm um contributo bastante enriquecedor e mostram que o cinema nacional tem um lugar de relevo no panorama mundial”, realça Rafaela Teixeira. Serão exibidos vários filmes do convidado, na ULP, e Pedro Costa realizará ainda uma masterclass aberta ao público, com entrada gratuita.

Instalações de “videomapping” fazem parte do programa

A programação do evento é preenchida também pela exibição de curtas metragens dos alunos finalistas e instalações de videomapping. O Multiplex 15 já vincou a sua importância e interesse nas edições anteriores e este ano não é esperado o oposto, já que, “em anos anteriores, o espaço não foi de todo suficiente para a enorme afluência de público às masterclasses de Manoel de Oliveira e Agnès Varda”.

“É um evento aberto ao público com entrada gratuita, tanto no espaço Maus Hábitos como na Universidade Lusófona do Porto. Algo bastante aliciante que faz com que tenhamos sempre muito público em ambos os sítios”, conclui Rafaela.