O Atlantic Surf Fest está de volta à praia de Canide em Gaia e recebe, no fim de semana de 13 a 14 de junho, a primeira etapa do circuito europeu de longboard. A competição europeia de surf, que esteve parada durante dois anos, volta em junho e traz a Portugal 25 participantes oriundos de diversas partes do mundo.

O evento conta ainda com várias atividades ligadas ao desporto como aulas de surf e surfski, baptismos, concertos, mostra de filmes e até conferências. O programa foi apresentado ao público esta semana e, além da competição e das atividades desportivas, o Atlantic Surf Fest promove uma demonstração de surf adaptado com utentes da CERCI Gaia tendo por isso uma forte componente social aliada aos desportos radicais.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues acredita que a promoção destes eventos são uma mais valia para a cidade, sendo uma forma de valorizar a orla marítima no âmbito turístico, social e mesmo económico. Já se prepara uma nova edição para 2016 que prevê a inclusão do circuito mundial. Para já, recebe a quarta edição e a entrada e participação nas actividades do festival é gratuita.