E se, semanalmente, lhe chegasse um conto ao e-mail, breve e ideal para ler em smartphones e tablets, em qualquer altura do dia, no meio da constante azáfama do quotidiano? É esta a função de “Quem Conta um conto”, projeto de João Santos e Rita da Nova, que deu à luz em outubro de 2014, para levar este género da literatura, num estilo inusitado, aos leitores.

“A ideia surgiu entre mim e um amigo meu, o João. Eu estava a tirar uma pós-graduação em Artes da Escrita e, um dia, como tinha algumas dúvidas relativamente a uma coisa que tinha escrito para uma cadeira, enviei um e-mail ao João para me dar opinião. Ele respondeu com qualquer coisa como ‘Isto é que é vida, receber contos no e-mail!’. Fez-se logo luz, ali”, explica Rita da Nova, ao JPN, sobre a génese do projeto.

Os usuários não precisam de pagar pelo usufruto do serviço, e todos os contos enviados são inéditos, havendo sempre abertura ao envio de novos contos pela parte dos escritores interessados.

“Não temos nenhum critério que exclua alguém ou algum conto, à partida. Eu e o João lemos todos os contos e decidimos de acordo com o que estes nos transmitem e com a reação que sabemos que o público terá. A única coisa que pedimos é que nunca tenha sido publicado antes, para que os nossos leitores sejam os primeiros a lê-los”, sustenta Rita da Nova.

Aos interessado em receber um conto semanal, basta subscrever o e-mail através do site da iniciativa, e, se os leitores quiserem consultar alguns dos contos já enviados pelo projeto, podem também consultar o arquivo.

Já 15 autores diferentes escreveram para “Quem cota um conto”, e, para os leitores mais curiosos, o projeto apresenta sempre novidades na sua página oficial do Facebook.