Depois de uma estreia mundial no Festival de Cannes – onde foi considerado o quarto melhor filme exibido -, a longa-metragem de Miguel Gomes chega a Portugal para a antestreia nacional no Curtas Vila do Conde. Depois da sua primeira exibição em França, “As Mil e Uma Noites” marcaram presença na imprensa internacional, tendo sido recebidas na primeira página do “Liberátion” e descritas como “uma epopeia fantástica” pelo “Le Monde”. O Festival decorre de 4 a 12 de julho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

O filme traça história de um Portugal contemporâneo em crise económica, misturando realidade e a fantasia dos contos populares, e está dividido em três volumes independentes: “O Inquieto”, “O Desolado” e “O Encantado”. “O Inquieto” será exibido no primeiro dia do Curtas Vila do Conde e os restantes volumes serão projetados  em datas ainda por confirmar. No total, são seis horas de “As Mil e Uma Noites”: uma longa-metragem rodada em película, produzida por Luís Urbano e Sandro Aguilar – através da produtora Som e Fúria -, numa colaboração entre Portugal, França, Alemanha e Suíça.

O elenco de “As Mil e Uma Noites” inclui nomes importantes do cinema português, como Crista Alfaiate, Luíza Cruz, Américo Silva, Adriano Luz, Gonçalo Waddington, Joana de Verona, Teresa Madruga, João Pedro Bénard, Carloto Cotta e Rogério Samora, mas conta também com vários atores amadores. Além disso, o realizador Miguel Gomes contou ainda com a ajuda de três jornalistas, cuja missão era procurar e escrever  histórias reais a acontecer em Portugal entre agosto de 2013 e agosto de 2014. Foi nessas histórias pessoais e nas dos atores amadores que o realizador e os guionistas da longa-metragem – Mariana Ricardo e Telmo Churro – se inspiraram.

As obras de Miguel Gomes têm sido presença habitual no festival Curtas Vila do Conde, que desde cede reconheceu o trabalho do realizador: a sua primeira curta-metragem, “Entretanto“, valeu-lhe os prémios de Melhor Realizador e de Melhor Fotografia, em 1999. Miguel Gomes recebeu ainda, em 2002, uma Menção Honrosa com a curta “31” e venceu a competição nacional do festival, em 2006, com “Cântico das Criaturas”. Entretanto, já foram exibidos, também em Vila do Conde, “O Inventário de Natal”, “Kalkitos”, “Aquele Querido Mês de Agosto” e, no ano passado, “Pre-Evolution Soccer’s One Minute Dance After a Golden Goal in The Master League”.