Organizado pelo projeto Oporto Surf Guide em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, o primeiro  “Surf no Mercado de Matosinhos” quer reunir todos os amantes da modalidade, empresários, atletas profissionais e amadores, de forma a promover a discussão da indústria nacional deste desporto.

Com entrada livre, o evento vai contar com a exposição de fotos “Diferentes Olhares do Surf do Norte”, que conta com fotógrafos como Cr Lima, Daniela Carneiro, Pikas e Ricardo Faustino, uma cerimónia de entrega de prémios (“Surf North Awards“), animação com DJ, desfile de moda, venda de material novo e usado de surf, kitesurf, windsurf, bodyboard e longboard, roupa, calçado, acessórios, performances, passatempos e gastronomia.

Em declarações ao JPN, o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, diz que “este primeiro Surf Market faz todo o sentido em Matosinhos”. “O mar é uma das principais marcas da identidade da cidade e o surf, em especial, tem uma grande importância para nós, até porque há cada vez mais surfistas na nossa costa. A ideia é que seja um evento para todos. Queremos atrair todo um conjunto de pessoas, desde praticantes até aqueles que, mesmo não sendo praticantes, gostam da modalidade”, afirma o autarca.

Eduardo Pinheiro acrescenta ainda que “o local escolhido – o mercado – faz todo o sentido, porque, neste momento, é um local de encontro de gerações”. “Esperemos que seja a primeira edição de muitas”, conclui.

Elohe Ali Alvarez (surfista profissional), Carlos Gouveia (atleta de surf do Clube de Surf do Porto) e Andreia Teixeira (atleta de surf da Associação Onda do Norte), são nomes que fazem parte do cartão de visita para este evento no mercado de Matosinhos, que se cruza com um roadshow organizado pela Surfset Portugal e a Surfstoke, que passa por cinco praias portuguesas (Ericeira, Matosinhos, Caparica, Estoril e Guincho).