“Este ano, a história é escrita por nós”. É este o tema que o projeto de arte colaborativo Wallpeople apresenta para a edição de 2015. Este ano, o objetivo passa pela criação de relatos colaborativos pelas ruas de 30 cidades do mundo. O Wallpeople propõe o início e, a partir daí, “façam-se estórias”.

Todos os anos, o Wallpeople tem uma temática diferente e este ano debruça-se a Criação Literária. O tema permite a todos os que querem participar a serem escritores urbanos por umas horas e, assim, mostrar “a capacidade [do ser humano] de criar mundos”, lê-se em comunicado da organização.

A 6 de junho, as ruas das cidades de Rio de Janeiro, Oviedo, Curitiba, Bilbau, Zaragoza, Lima, Las Palmas, São Salvador, Monterrei, Quito, Porto, Umago, Lisboa, Rijeka, Barcelona, Santander, Valencia, Belgrado, Massafra, São José, São Paulo, Buenos Aires, Bogotá, Fortaleza, Mérida, Cidade do México e Tijuana, vão ser os livros de histórias de todos os queiram ser protagonistas.

O que é o Wallpeople?

O Wallpeople é um projeto de arte colaborativo com sede em Barcelona, criado por Pablo Quijano e David Marcos. O projecto incentiva as pessoas a criarem e formarem um momento único num determinado espaço urbano, de forma a que seja possível desenvolver qualquer tipo de arte nas ruas e mostrar que os espaços públicos também são um meio de expressão artística.

Assim, por todo o mundo, milhares de pessoas vão criar histórias, em simultâneo, não só por diversão, mas também para mostrar que a criatividade literária não se encontra só nos livros.

Em Portugal

Os portugueses também vão poder fazer parte desta “história mundial”. A terra lusa vai ser, assim, representada neste evento pelas duas grandes metrópoles.

No Porto, que participa pelo quinto ano consecutivo, os participantes terão de se reunir no Largo da Estação de São Bento pelas 14:30h. O evento, que se deverá alongar até às 17h, conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto (CMP) e da Porto Lazer.

Já em Lisboa, vai ser no Largo de São Carlos, pelas 16h, que os participantes vão poder fazer parte da história. É já pelo sexto ano consecutivo que a capital participa nesta iniciativa.

Como participar

Para participar no evento é simples e os passos a seguir aplicam-se a todas cidades envolvidas. Primeiro, qualquer pessoa pode participar. A partir daí, é só seguir o ritmo.

Chegados ao local marcado, os participantes vão encontrar e decidir entre três histórias iniciadas na parede, dois cadáveres esquisitos e um caligrama. Em cada história os participantes vão poder encontrar um responsável do Wallpeople que vai fornecer o material necessário para a actividade. E, por fim, cada participante deve ler a história e fazer a continuação lógica da mesma, em 10 palavras, e colá-la na parede.