“O Pessoal Tem Talento IV”, realizado anualmente desde 2012, tem como objetivo “não só mostrar o talento de quem participa, mas também tentar angariar algum dinheiro para as atividades que são feitas mensalmente durante o ano com os diferentes grupos”, revela Ana Rita Amado ao JPN, uma das psicólogas residentes na associação O Fio de Ariana. “O feedback das famílias e, sobretudo, dos participantes, é tão bom, que nós não conseguimos deixar de fazer o espetáculo”, acrescenta.

O evento, impulsionado pelo projeto “Grupos de Vida Social Apoiada”, irá ter lugar no Multiusos da Areosa, no Porto. Estes grupos, pertencentes à instituição O Fio de Ariana, uma associação de inclusão social com um projeto direcionado para a educação e terapia de crianças e adolescentes, pretendem “dar resposta às necessidades identificadas em crianças, adolescentes e jovens adultos com deficiência mental ou outras perturbações crónicas de desenvolvimento, construindo redes de suporte social, participação, integração social e relacionamento interpessoal”, como afirma Ana Rita Amado, que é também gestora do projeto.

O projeto “Grupos de Vida Social Apoiada”, iniciado em 2010, é desenvolvido em parceria com a Associação para a Inclusão ao Longo da Vida e surge com o intuito de colmatar o “vazio enorme e a ausência de oportunidades de vida social” que os participantes sentem, diz a psicóloga ao JPN.

Estas associações, que trabalham com várias faixas etárias, reúnem-se com os seus sócios quinzenalmente, ao sábado, fazendo atividades que fomentam nos participantes o desenvolvimento de competências de interação social e que facilitam a inclusão e a participação efetiva na comunidade.

O bilhete para o evento tem o valor de três euros, já que, como afirma Ana Rita Amado, é, “sobretudo, uma noite dinâmica e cultural para os participantes e famílias, uma vez que o financiamento é muito simbólico”.