A competição pioneira pretendia que as equipas de estudantes, provenientes de todo o mundo, analisassem uma empresa multimilionária e dessem motivos para a falência da mesma em 2020. E foi isso que o grupo de estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) fez, o que resultou num prémio de cinco mil dólares (cerca de 4.440 euros) para a instituição de ensino.

O processo começou com o cruzamento de dados de empresas que actuavam em sectores que passavam por dificuldades e empresas que atingiam rácios de dívida altos face ao seu capita. Depois de obterem o nome de várias companhias, aplicaram os seus conhecimentos económicos e descobriram, de forma mais aprofundada, qual o ambiente vivido em cada um dos sectores em que elas se integravam.

No final, a escolha recaiu sobre a “Peabody Energy”, uma empresa extratora e distribuidora de carvão, apesar da mesma ter ganho o prémio de companhia energética do ano nos “Global Energy Awards” em Nova Iorque.

A equipa do Porto contou ao JPN que existem várias razões para a falência da empresa, tais como a a “crescente competitividade” do gás natural e o “desinvestimento” de toda a indústria do carvão. Nos dias de hoje, e tendo em conta a “pressão” para a mudança, a empresa parece não apresentar um futuro próspero como se pode confirmar, até, pela presença “fraca” noutros países.

A ajuda do clube “Fep Internacional Case Team” foi fundamental dado que estão habituados a resolver em grupo “problemas reais” de empresas; por outro lado, a competição despertou uma abordagem totalmente diferente da que estão habituados já que tiveram de estudar a falência da empresa em vez de arranjarem soluções para a mesma.

Com o apoio da revista “The Economist” em parceria com a “Kerrisdale Capital Investment”, a competição pioneira foi disputada por 18 equipas universitárias de todo o mundo, tendo a equipa portuguesa, a única a representar a Península Ibérica, realizado o trabalho de pesquisa em apenas 10 dias. Se o prognóstico dos estudantes estiver correto, dentro de cinco anos a companhia estará fora do panorama empresarial.

Notícia atualizada às 10h10 do dia 11 de junho de 2015, com a correção do valor monetário do prémio ganho pelos estudantes.