Certamente reparou nos cartazes espalhados pelo Porto que questionam: “Sabe como podemos melhorar o futuro do Porto?”, ou “Como é que a tecnologia pode melhorar a nossa cidade?”. E é verdade, a pergunta é realmente para o cidadão.

A Câmara do Porto associou-se à NOS, à EDP, ao CEIIA e à Ernst & Young, e lançou, na passada quinta-feira, um novo projeto. O Desafios Porto pretende levar os portuenses a não só queixarem-se dos problemas da cidade, mas também a ajudar a resolvê-los.

Este projeto vai ser desenvolvido em dois momentos. Inicialmente, o Desafios Porto pretende identificar os principais problemas da cidade, dando principal destaque para as áreas da Saúde e Bem-Estar, Energia, Cidade Digital e Mobilidade e Ambiente. Para isso, os cidadãos devem apresentar as suas “queixas” à Câmara até dia 1 de agosto, preenchendo o formulário presente no site do projeto.

Inicia-se, depois, a segunda fase do projeto. A 1 de setembro, a Câmara escolherá quatro problemas – um em cada uma das áreas temáticas definidas – e, a partir dessa data e até 15 de outubro, as startups e empresas tecnológicas devem apresentar as suas soluções para esses mesmos problemas.

Soluções são financiadas até 50 mil euros

Se tudo correr como esperado, a 16 de novembro serão então anunciados os quatro desafios vencedores e as respetivas soluções. Estes serão escolhidos por um júri composto por pessoal da autarquia, especialistas independentes do meio académico, representantes das empresas parceiras do projeto e Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto, o próprio autor do conceito. Cada solução vencedora será financiada até 50 mil euros e conta ainda com 12.500 euros de apoio em consultoria.

O Desafios Porto está aberto a qualquer empresa formalmente constituída e focada numa das quatro áreas de eleição, nacionais ou estrangeiras, sendo dada prioridade às empresas da cidade, como afirma a autarquia.

Por isso, se realmente já não aguenta mais aquele problema no Porto, não espere mais e ajude a Câmara a arranjar uma solução, ou melhor, a encontrar uma empresa que arranje uma solução.