“Ultrapassem Lisboa. Agora toda a gente está a falar da brilhante, cheia de alma e festiva irmã nortenha da capital portuguesa”. É desta forma assertiva que começam as linhas de texto que a Lonely Planet dedica ao Porto, num artigo/lista sobre os melhores destinos na Europa, em 2015, para aquela que é a maior editora de guias de viagens do mundo.

Com mais de um milhão de seguidores no Facebook, a publicação coloca o Porto num top 10 que só tem nos Açores o outro representante luso. Depois, Akureyri (Islândia), Leipzig (Alemanha), Málaga (Espanha), Belgrado (Sérvia), Piemonte (Itália), Baku (Azerbaijão), Amesterdão (Holanda) e Tromsø (Noruega) completam a lista.

Sobre a cidade portuguesa, a Lonely Planet diz que as “delícias vão além do saboroso vinho do Porto” e das caminhadas pela Ribeira, destacando a recente proliferação de street art pelas ruas portuenses, com especial referência para a de Miguel Bombarda.

Como não podia deixar de ser, a gastronomia faz parte do “menu” apresentado pela editora aos potenciais visitantes, que designa Rui Paula e José Avillez como “chefs celebridades” capazes de atrair paladares e o Mercado do Bolhão como um local digno de passagem.