Até ao final de dezembro, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, expõe cerca de 40 desenhos pertencentes à 17.ª edição do PortoCartoon, dedicada ao tema “A Luz”, naquela que é uma das várias extensões que o evento artístico levado a cabo pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) promove, neste ano.

O local escolhido para expor os cartoons, de onde ressaltam os premiados e as menções honrosas atribuídas pelo júri internacional, foi o átrio público das chegadas. Ali, os visitantes podem ver  a obra “Window” (“Janela”), do italiano Alessandro Gatto, que voltou a conquistar o prémio que já havia ganho em 2012.

Além dessa, o destaque vai para o segundo prémio, “Safe Light” (“Luz Protetora”), de Izabela Kowalska-Wieczorek, da Polónia, e para o terceiro prémio, a “Lantern” (“Lampião”), de Andrei Popov, da Rússia.

Porém, os motivos de interesse não ficam por aqui, já que a mostra inclui a exibição dos dois prémios especiais de caricatura que foram atribuídos neste ano, em homenagem ao nobel da literatura Ernest Hemingway e a Cristiano Ronaldo. Neste caso, as obras de Dalcio Machado, de Brasil, e Krzysztof Grondziel, da Polónia, respetivamente.

Por fim, a extensão do PortoCartoon no aeroporto não serve apenas para que os visitantes vejam o que de melhor passou pelo MNI, mas sim, também, para que estes votem nos seus desenhos preferidos. Nesse sentido, estão disponíveis, no mesmo local, boletins de voto e uma urna.

XVIIPC_CRonaldo_1oPremio_KrzysztofGrzondziel_Polonia XVIIPC_EHemingway_1oPremio_DalcioMachado_Brasil XVIIPC_GrandePremio_AlessandroGatto_Italia_Window