A Universidade do Porto, em parceria com a Google e o Google Cultural Institute, apresenta dia 14 de julho, pelas 16h30, um outro olhar sobre o Centro Histórico do Porto, que passará a estar disponível aos utilizadores portugueses e do resto do mundo, à distância de um clique.

“Porto Património Mundial” é a primeira exposição virtual de uma universidade portuguesa no Google Cultural Institute, que tem vindo desde 2011 a estabelecer parcerias com instituições e organizações de diferentes países com o objetivo de preservar e divulgar a herança cultural da humanidade.

Foi realizada pelos estudantes do Mestrado em História da Arte Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e resulta da pesquisa em bibliotecas e trabalho de campo. Entre centenas de fotografias foram selecionadas 59, que confrontam o novo com o passado de uma “cidade grande com casas pequenas”.

Google Cultural Institute

No Google Cultural Institute estão atualmente disponíveis coleções que vão desde momentos históricos que marcaram a história da humanidade, passando por visitas virtuais às maravilhas do mundo (incluindo mais de 50 locais portugueses) e museus de todo o mundo (Google Art Project) ou até coleções sobre diversas personalidades mundiais e outros.

“A capacidade de criar produtos culturais em contexto pedagógico, especialmente visível nos comentários críticos incluídos nos detalhes de cada uma das imagens, foi a motivação central deste projeto”, explica Maria Leonor Botelho, professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e uma das coordenadoras do projeto, em entrevista ao portal Notícias UP.

Já para a Google, através das declarações da diretora do instituto, Luizella Mazza,  “é um enorme privilégio trabalhar com a Universidade do Porto, uma das mais antigas e prestigiadas de Portugal, num projeto comum que visa partilhar conhecimento e democratizar o acesso à cultura, tendo por base um local que enche de orgulho todos os portuenses e que é Património da Humanidade” [o Porto foi classificado pela UNESCO em 1996].

A inauguração desta exposição virtual acontece no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto e contará com a presença do reitor da Universidade, Sebastião Feyo de Azevedo, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do diretor de Políticas Públicas e Representante da Google em Portugal e Espanha, Antonio Vargas, e da diretora do Google Cultural Institute, Luisella Mazza.