Os cientistas

Miguel Nicolelis é neurocientista da Universidade de Duke e tem-se notabilizado pelo desenvolvimento de próteses neurais (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina) para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal. Responsável pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais, Nicolelis liderou a construção do exosqueleto que permitiu a um paraplégico dar o pontapé de abertura do Mundial de Futebol 2014 Mary Herbert, professora de Biologia Reprodutiva e investigadora da Universidade de Newcastle. Herbert foi pioneira no desenvolvimento de uma técnica de fertilização in vitro – recentemente aprovada no Parlamento Britânico – que recorre a material genético de três pessoas para evitar a transmissão de doenças genéticas mitocondriais à descendência.

O neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, considerado um dos vinte maiores cientistas do mundo pela revista “Scientific American” ou a geneticista inglesa Mary Hebert, são apenas alguns dos nomes que integram o grupo de cientistas que a 24 de julho vão estar no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar / Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (ICBAS/FFUP).

O objetivo é apresentarem os seus trabalhos de investigação e discutir as implicações utópicas das suas descobertas em domínios tão alargados como a astrobiologia, microbiologia ambiental, biologia sintética, interface cérebro-máquina, medicina reprodutiva e envelhecimento. O encontro acontece no âmbito do Simpósio Anual do GABBA 2015, organizado pelos estudantes do Programa Graduado em Áreas de Biologia Básica e Aplicada da Universidade do Porto.

Mas para além dos seminários, cuja moderação ficará a cargo de nomes como Claudio Sunkel ou do físico Carlos Fiolhais, o programa do GABBA Annual Symposium 2015 inclui ainda um debate sobre o contributo da ciência e o papel da sociedade na aproximação de conceitos utópicos à realidade.

As atividades começam às 9h e terminam às 18h45. “Science, Society and Utopia” é o tema do simpósio, que tem entrada livre e é direcionado a toda a comunidade académica do Porto. Deve, no entanto, fazer inscrição prévia (aqui) e ainda ter a oportunidade de ganhar um ano de assinatura gratuita do software de gestão de bibliografia Papers.