Agora que o calor parece ter vindo para ficar, o Porto promove mais um festival, mas, desta vez, onde a brisa sopra mais fresca: nas varandas, janelas e terraços de vários edifícios da cidade.

É esse o conceito do Festival Varandas, que, a partir de 31 de julho e até 4 de setembro, faz com que, às sextas-feiras, sempre às 22h, as pessoas passem a olhar para o alto, de onde vão ser levadas a cabo várias atividades culturais gratuitas.

No primeiro dia do evento há um baile, “Discos Perdidos”, no Largo da Rua Chã. A interação com o público vai ser uma constante, já que também haverá tempo para dedicatórias e discos pedidos.

Na sexta-feira seguinte (7 de agosto), na varanda do World of Discoveries, em Miragaia, vai ser apresentada a peça de teatro “Tá Lá?”, interpretada pelo ator José Raposo, em homenagem a Raúl Solnado. Sara Barradas e Mirró Pereira serão os outros protagonistas.

A 14 de agosto, a música chega à varanda da Principal da Borracha, nos Clérigos, pela voz e guitarra de Rui David, acompanhado por Bernardo Soares, nas teclas, e Ricardo Casaleiro, na percussão e vibrafone, que compõem o projeto Sonoro. Já quase no fim do mês, no dia 21, o Passeio de São Lázaro será palco para a performance teatral “… memória de um assistente de câmara…“.

Na última sexta-feira de agosto (28), as cabeças levantam-se na Rua das Flores, para ouvir os contos d’O Senhor dos Cordéis, de Thomas Bakk. A fechar o Festival Varandas 2015, a 4 de setembro, estará a “D. Odete”, no Passeio das Fontainhas, a “refilar, bater o pé e fazer rir com vista para o belo Douro”, na peça de teatro A Vizinha Contra-Ataca, de Patrícia Queiróz. A partir das 23h, o DJ António Barroso anima, com música, todo o público presente.