A FAP no Bairro é um projeto de intervenção social da Federação Académica do Porto nos bairros do Carriçal e Dr. Nuno Pinheiro Torres, onde os estudantes da Academia do Porto prestam serviço de voluntariado e dinamizam atividades junto da população, desde as crianças aos mais idosos.

A iniciativa nasceu em 2010, fruto de um “desafio proposto à Federação Académica do Porto” para a “criação de um espaço físico que vincasse a capacidade de intervenção social dos estudantes”. Foi pioneiro e deu origem ao primeiro “Centro Comunitário exclusivamente concebido e coordenado por estudantes”.

No entanto, para poder continuar a crescer, o projeto precisa de ajuda e de novos reforços. Atualmente, está à procura de voluntários e os únicos requisitos são a dedicação e a vontade. Para os interessados, a inscrição pode ser feita aqui e é válida por um ano letivo, sendo necessário renovar todos os anos caso pretendam continuar.