Esta quarta-feira, dia 16 de setembro, o Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto recebe, a partir das 16h, dois debates a propósito do livro “40 anos de Políticas de Ciência e de Ensino Superior”, da autoria da ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues e Manuel Heitor.

Entre os oradores, estão nomes como Carlos Fiolhais, Alexandra Vilela e Lino Fernandes, que  vão debater sobre as políticas de ciência, com a moderação de António Firmino Costa. Uma hora depois, Alberto Amaral, Helena Nazaré, Augusto Santos Silva, Vital Moreira e Suzana Martins debatem sobre as políticas de Ensino Superior, uma mesa moderada por Pedro Teixeira.

Com o contributo de vários autores, reconstitui-se, nesta obra, o percurso das políticas de ciência e de ensino superior ao longo dos últimos 40 anos, analisando-se os fundamentos constitucionais, os contextos institucionais e os recursos humanos e financeiros mobilizados, identificando-se o papel dos diferentes atores e tendo como pano de fundo a evolução política nacional e europeia.

A iniciativa surgiu no âmbito do recente lançamento da obra referida, dedicado à memória de José Mariano Gago, e que conta com o contributo de vários autores. Na sua essência, mostra o percurso das políticas de ciência e de ensino superior ao longo dos últimos 40 anos, analisando-se os fundamentos constitucionais, os contextos institucionais e os recursos humanos e financeiros mobilizados, identificando-se o papel dos diferentes atores e tendo como pano de fundo a evolução política nacional e europeia.

A organização é da Universidade do Porto e do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior.