Considerando o facto de ter contado com mais de seis mil pessoas durante os dois dias da sua primeira edição, no ano de 2014, é sem surpresas que o Aquaporto regressa então este ano, durante os próximos dias 2 e 3 de outubro.

No Parque da Cidade, a “Festa da Água” divide-se em vários espaços que, em conjunto, promovem 54 atividades que estarão abertas gratuitamente – embora algumas requeiram inscrição prévia no local. A iniciativa, a cargo da Câmara do Porto com a Águas do Porto, pretende debruçar-se sobre as temáticas “Ciência, Inovação e Tecnologia”.

Horário de Funcionamento

Durante o dia 2 de outubro, sexta-feira, o evento estará em funcionamento entre as 09h e as 23h. No dia seguinte funciona entre as 10h e as 18h.

Os espaços serão vários, sendo um dos principais o Pavilhão da Água, onde vai ser possível assistir durante todo o evento a exposições como “Mistérios da Água” ou “Biotech Pipeline”.

Outro dos espaços prevalentes será, obviamente, o “Espaço Ciência, Inovação e Tecnologia”, onde a maior parte das experiências e peças para observação científica irão decorrer.

Essas mesmas envolvem não só áreas expectáveis como a Bioquímica, a Biodiversidade, Geologia e o estudo da água, mas também atividades mais curiosas, como a demonstração do funcionamento de uma ETAR, de Termografia – que representa o estudo da distribuição da temperatura corporal, ou ainda a Luminescência – o processo de emissão de luz por uma substância quando a mesma é submetida a um estímulo.

Alguns dos espaços vigentes para crianças serão o espaço Casa do Parque ,onde as atividades presentes irão da leitura de contos a experiências sobre Ótica, ou ainda ações de sensibilização sobre boas práticas de utilização de água ou perigos/acidentes na habitação.

Outros locais que também serão orientados para este tipo de público mais jovem são o Espaço Lab ou o Espaço Ambiente, através de atividades práticas e de descoberta.

A programação completa pode ser encontrada aqui.