A Universidade do Porto (UP) está de volta a um dos que é considerado dos melhores rankings na área, o Times Higher Education (THE) World University Rankings. Apesar de um ano ausente da contagem, a UP marca mais uma vez pontos no panorama internacional, integrando o grupo das 401-500 melhores universidades do mundo de acordo com a edição 2015.

Ainda que esta não seja a melhor posição de sempre no ranking mundial, a universidade portuense obteve um resultado global de 33.6, o que representa uma subida de mais de dois valores em relação ao ano transato, quando ficou fora da lista final, e quase dez face a 2011, ano em que marcou lugar no grupo das 301-350 melhores.

Mas não é a Universidade do Porto que apresenta o melhor resultado português. Na edição que regista o maior número de universidades europeias de sempre, foram sete as instituições portuguesas do ensino superior a integrar a lista, com o Instituto Superior Técnico (IST) a acabar melhor posicionado (351-400 melhores). No grupo da UP está também a Universidade de Aveiro (UA), a Universidade de Coimbra (UC) e a Universidade Nova de Lisboa (UNL). Um pouco mais abaixo ficaram a Universidade do Minho (UM) e a Universidade de Lisboa (UL).

As grandes universidades norte-americanas e britânicas voltam a liderar o ranking, com o Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA, a ocupar o topo da lista de mais de 800 instituições da edição 2015 do THE World University Ranking.