Francisca e Luís nunca mostraram grande interesse em votar, quer por não terem opinião formada sobre os partidos ou por não acreditarem nas “promessas” dos candidatos. Já Paulo Manuel recusa aceitar a abstenção como uma alternativa e defende mesmo o voto como obrigatório.

Reportagem realizada por Mafalda Miranda, Cláudia Mendes e Vítor Maia, estudantes do 3.º ano do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

No período salazarista eram poucos os candidatos que se opunham ao governo e o voto era limitado aos homens. Carlos Alberto viveu em plena ditadura e defende o voto como um dever cívico, bem como Maria de Jesus que afirma que “quem não votar, que viva em Portugal, não é bom português”. Joaquim de Almeida defende o voto como uma vitória da liberdade de expressão.

Reportagem realizada por Elena Lenta, Paulo Netto e Pércia Jott, estudantes do 3.º ano do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

João fez parte da Juventude Comunista Portuguesa e está desiludido com a política. Não vai votar no domingo, mas não acredita que votar em branco seja solução. Amélia também não concorda com o voto em branco, uma vez que é da opinião que é importante votar num partido. Joana também vê esta alternativa como uma “boa intenção” pouco relevante.

Reportagem realizada por Sara Monteiro, Patrícia Leitão e Cláudia Fernandes, estudantes do 3.º ano do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

António Lopes tem 53 anos e votou apenas uma vez. O gerente do Grande Hotel do Porto não acredita nas propostas dos políticos e diz que a solução passa pela criação de novos partidos com novas ideias mais próximas dos problemas das pessoas.

Reportagem realizada por Ana Regina Ramos, Francisco Perez e Marisa Silva, estudantes do 3.º ano do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.

As opiniões dividem-se. Se por um lado há portugueses que procuram votar de forma consciente e informada, outros mostram-se demasiado descontentes com os políticos para se dirigirem às urnas no próximo dia 4 de outubro.

Reportagem realizada por Idalina Barros, Cláudia Maioto, Matilde Abreu e Sílvia Azevedo, estudantes do 3.º ano do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.