A direita voltou a vencer sobre a esquerda, não só a nível nacional, como também no distrito do Porto. O cenário político foi bastante semelhante ao verificado nas legislativas de 2011, com a mesma percentagem para o partido socialista. Quem voltou também a deixar uma pesada marca nas eleições foi a abstenção, que registou um valor recorde. No distrito do Porto, a abstenção foi de 39,7%, mais 3 pontos percentuais face a 2011.

Assim, de acordo com a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, os números oficiais do Porto foram os seguintes: PSD/CDS – 39,59%; PS – 32,72%; BE – 11,14%; CDU – 6,83%. Quanto aos partidos mais pequenos, o destaque vai para o PAN, PDR e PCTP/MRPP que obtiveram, cada um, mais de 1% das preferências.

Ainda que a coligação tenha sido a grande vencedora, é de salientar a notória subida da esquerda. O BE registou um aumento considerável face a 2011, de 5,13% para 11,14%. Esta vitória conclui-se atendendo aos assentos parlamentares, em que os deputados eleitos pelo partido bloquista passaram de dois para cinco. De resto, o número de deputados instituídos no círculo do Porto foi de 17 para a coligação PSD/CDS, 14 para o PS e três para o CDU.

Perspetiva nacional

Os resultados eleitorais do passado dia quatro não surpreenderam no que diz respeito à vitória da coligação PSD/CDS, que venceu com 36,83% dos votos. O PS saiu derrotado com 32,38% dos votos e a grande surpresa vai para a subida história do Bloco de Esquerda, que obteve o melhor resultado de sempre e se assumiu assim a terceira grande força política. O PAN conseguiu eleger ainda um deputado para a assembleia.

Resultados nos concelhos

No que diz respeito aos resultados nos diferentes concelhos do Porto, a história volta a repetir-se. Ainda assim, há lugar para desfechos diferentes. Dos 18 concelhos, apenas três deram a vitória aos socialistas: Gondomar, Matosinhos e Baião. Contudo, em Gondomar a margem foi mínima, apenas 523 votos fizeram a diferença na atribuição da vitória ao PS. Em Matosinhos, o resultado foi de 36,48% para o PS sobre 32,82% da coligação Portugal à Frente. Já no concelho de Baião, que nas legislativas de 2011 tinha visto o PSD a ganhar vantagem apertada sobre o PS, dá desta vez vitória aos socialistas com 46,22% dos votos.

Os restantos concelhos deram vitória ao PSD/CDS. Ainda assim, com realidades diferentes. Nos concelhos de Valongo e Vila Nova de Gaia, a coligação venceu com vantagem reduzida. Em Gaia, a distância entre as duas principais forças partidárias foi de apenas 1384 votos. Já em Valongo apenas 27 fizeram a diferença.

Por outro lado, houve concelhos a dar vitória folgada ao PSD/CDS, que foi o caso de Paços de Ferreira, Paredes, Marco de Canaveses, Trofa, Felgueiras e Póvoa de Varzim. No último caso, a vítoria foi esmagadora para a coligação, com cerca de 30% a separar os partidos.

Nas freguesias do Porto

Agora com as freguesias do Porto reduzidas a sete, apenas uma deu a conquista aos socialistas. A freguesia de Campanhã não deixou dúvidas que era o PS que queria eleger, atribuíndo 40,78% dos votos face aos 25,5% do PSD/CDS.

Nas restantes freguesias manteve-se a semelhança face ao resultado nacional, com destaque para a união das freguesias de Aldoar, Foz-do-Douro e Nevogilde que atribuiu mais de 50% dos votos à direita.