O Fantasporto foi este ano, mais uma vez, um sucesso. Sendo assim, é sem surpresas que foi anunciada uma nova edição para o próximo ano. Para além das habituais homenagens e retrospetivas, esta 36.ª edição do Fantasporto irá ter as secções de Cinema Fantástico, Semana dos Realizadores, Orient Express e o Prémio de Cinema Português, que representam assim, como já é tradicional, os pontos fortes do festival.

A organização pretende continuar com aquilo que tinha sido, até agora, a linha programática habitual, relativamente à inovação, pesquisa, mas sobretudo à promoção e divulgação do cinema português, europeu e mundial. Este ano, a organização vai tentar apresentar uma estrutura consistente com os objetivos pretendidos, com um enfoque especial que tenciona incluir a música como sendo um do pilar de suporte.

Passes e Bilhetes

Se não lhe interessa participar de forma ativa no evento e pretende apenas disfrutar das sessões, já é possível adquirir os habituais passes livre-trânsito. Esses passes dão acesso exclusivo ao Grande Auditório do Rivoli e atribuem-lhe um lugar marcado para a duração do festival, assim como garantem acesso a todas as exibições. Esses bilhetes encontram-se disponíveis a 60 euros até ao dia 15 de outubro. A partir dessa data, o valor estipulado é de 80 euros até ao final do ano. A partir de janeiro, o preço fixa-se nos 100 euros. Os bilhetes simples para o festival terão um custo de 5 euros e estarão disponíveis, ao que tudo indica, a partir do fevereiro, tanto online como na bilheteira do Rivoli. Outra promoção a acontecer unicamente na bilheteira do teatro, será a possibilidade de adquirir dois bilhetes pelo preço de 7 euros (exceto para as sessões de abertura e encerramento)

O programa final do festival não está concluído, pois as inscrições de filmes a concurso ainda estão abertas e assim irão permanecer até ao dia 5 de dezembro, data limite para submissão dos projetos. O júri já recebeu, inclusive, mais de 400 curtas-metragens e 150 peças de longa duração. Todo o processo pode ser efetuado digitalmente e os interessados deverão ler atentamente o regulamento.

Além disso, já se encontram também abertos os concursos tanto para a realização do cartaz que será a cara festival, assim como a do spot televisivo. Para este último, a data para submissão é a mesma que a dos filmes, 5 de dezembro. Para o cartaz, é preciso ter em atenção que o prazo acaba mais cedo, a 15 de novembro.

Por fim, para as pessoas entre os 18 e os 30 anos está aberta a possibilidade de incluir o Júri Jovem do Fantasporto. Para tal, os interessados terão de criar uma história que inclua alguns pontos pedidos pela organização e apenas 7 jovens passarão a formar o júri. Os vencedores vão receber um passe livre-trânsito do festival e vão ter a oportunidade de ver os seus textos publicados no catálogo oficial do festival.

O Fantasporto 2016 vai decorrer entre os dias 26 de fevereiro e 5 de março do próximo ano. O local escolhido será, uma vez mais, o Teatro Rivoli.