Pelas 10h da manhã de quarta-feira arranca um dia especial na Praça Coronel Pacheco. Para além das aulas, os alunos terão a oportunidade de celebrar o 15.º aniversário da sua licenciatura. Para tal, estão planeados diversos eventos a decorrer no anfiteatro, prontos para o que pretende ser um dia em cheio.

A primeira atividade do dia, a iniciar-se depois da sessão de abertura das comemorações, é uma palestra sobre a história do curso de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, a sua formação, as suas dificuldades, mas também a sua evolução e o seu futuro. Para discutir sobre o assunto com os alunos estará presente o Prof. Doutor Augusto Santos Silva.

Por volta das 11h30, depois de uma pausa para café para recuperar energias, está programada uma mesa redonda com os vários antigos diretores da licenciatura. Presentes estarão os professores Eugénio dos Santos, Rui Centeno e Paulo Frias, para partilharem os seus pensamentos e reflexões sobre a forma como o curso evoluiu não só durante os seus mandatos mas também o antes e o depois.

Às 15h, depois do almoço, está planeada uma nova mesa redonda, mas desta vez a contar com antigos alunos do curso. Ana Guedes, do Porto Canal, Hugo Ribeiro, que trabalha agora na Reitoria da Universidade do Porto e Beatriz Casais, que trabalha em LCC, são os escolhidos que este ano irão conversar com os atuais alunos e conversarem sobre as suas experiências.

Uma hora depois, a mesa redonda mudará de protagonistas, com os antigos alunos a darem lugar a empregadores. Para falar com os alunos sobre o estado atual da profissão e também providenciar conselhos e ajuda aos presentes estarão Raúl Santos da Rádio Renascença, Rui Cupido da Central de Informação e, representando a Modal, Bruno Moreira.

Após uma pausa para café, começa a reta final das celebrações. Em primeiro irá decorrer uma cerimónia de reconhecimento dos melhores alunos dos ramos da Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia. Seguidamente, a festa desloca-se para a Biblioteca de CC para uma sessão comemorativa dos seus 10 anos. Pouco depois disso, ainda no mesmo sítio, decorrerá o “Porto de honra”. Por fim, será igualmente no mesmo lugar que o Órfeão Universitário irá atuar, no que será um concerto de encerramento das celebrações do dia.

E, por fim, qual a melhor forma de descomprimir e para acabar o dia em beleza do que com uma festa? Às 19h30, o último grande evento do dia é a festa dos alunos da Licenciatura Ciências da Comunicação, a decorrer no piso 0.