A Federação Académica do Porto (FAP) já tem tudo preparado para arrancar com a anual Receção ao Caloiro. A iniciar-se no dia 19 de outubro, a semana de festa conta com diversas atividades dirigidas a todos os estudantes mas em especial atenção aos recém-chegados, entre as quais se destaca o habitual Comboio do Caloiro, que partirá rumo a Aveiro no dia 22.

Agora que os novos estudantes já se encontram definitivamente instalados e começaram a entrar no ritmo da Universidade, está na altura de celebrar a ocasião com a Receção ao Caloiro. Dia 19 é o primeiro dia das festividades que começam à 00h01 com a tradicional Serenata de Receção a decorrer na Avenida dos Aliados. “É o primeiro momento, o momento de maior simbolismo na Academia do Porto. É a primeira vez que os novos estudantes podem assistir a uma Serenata”, explica Daniel Freitas, Presidente da FAP, ao JPN.  Às 14h da tarde é altura para começar o Dia da Beneficiência da Cidade do Porto. Segundo o próprio, a ideia é que “os caloiros façam um peditório pela cidade e o montante que será angariado no final do dia será dado a uma instituição de caridade”.

No dia seguinte, terça-feira, será altura para a habitual Noite Negra, que se inicia às 19h e que terá lugar no Pavilhão Rosa Mota. “É uma atividade onde as várias ‘casas’ da Academia fazem um conjunto de atividades como teatro, conjunto de apresentações entre si”, esclarece o Presidente da FAP.

Comboio do Caloiro

O comboio sai de Campanhã às 7h: Aveiro é, desta vez, o destino das centenas de estudantes que participam nesta atividade. O recinto da festa abre as suas portas às 22h e promete ser uma das noites mais longas do ano. Para participar, existem três modalidades diferentes possíveis que já se encontram à venda na sede da FAP: a pulseira “comboio, jantar e festa”, que tem um custo de 9,50 euros que está disponível para compra apenas durante os dias 12 e 13; a pulseira “comboio e festa”, cujo custo é de 7,50 euros e está disponível até ao dia anterior ao evento, 21 de outubro e por fim, também é possível adquirir apenas um ingresso para a festa, que tem um custo de 3,50 euros na sede da FAP ou 5 euros se for no local.

O dia 21 de outubro irá dividir-se em dois eventos diferentes: da parte da tarde, às 14h, o “Cascus Paper” e às 21h, começa mais uma edição do Rally das Tascas.

Será preciso ter cuidado com os excessos durante essa noite, visto que é no dia seguinte que decorre o mítico Comboio do Caloiro, a arrancar da estação de Campanhã às 7h da manhã em direção à cidade anfitriã deste ano: Aveiro. “Durante o dia, o que podem fazer é visitar a cidade, cada ‘casa’ vai andar livremente a passear. A ideia é a Academia em peso mobilizar-se para outra cidade”, explica Daniel Freiras. Para além das atividades disponibilizadas no local, também estarão disponíveis viagens de moliceiro que terão um custo de 2 euros. Na parte da noite, a abertura do recinto, o Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, é às 22h, com a diversão a cargo de Meninos da Vadiagem, projeto do DJ e produtor musical Eduardo de Santo André.

Para o dia 23, o evento do dia será o Avião do Caloiro, que este ano levará os estudantes a visitar a Ilha dos Amores. A partida está prevista às 19h.

Já no sábado 24, apesar de estar perto do fim não será tempo para acalmar porque às 20h começa no Auditório Magno do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) a segunda edição do Invictus, o Festival de Tunas Femininas da Academia do Porto.

Por fim e para acabar em beleza, no domingo 25 de outubro será o dia do muito aguardado cortejo da Latada, a espalhar-se por toda a cidade Invicta. Além disso, a Latada se fará acompanhar dos eventos do Juramento e também do Batismo, a decorrer na fonte da Praça dos Leões.