O desafio está lançado. O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) propõe a todos os estudantes da área da comunicação social e do jornalismo, a apresentação de um trabalho que tenha como tema central o “associativismo jovem em Portugal”, com principal destaque para o papel das associações juvenis e/ou de estudantes enquanto espaços de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos/as jovens”. Esta é já a segunda edição deste concurso, que se iniciou em 2014 e que oferecia 2000 euros a quem apresentasse a melhor proposta. Este ano o prémio é de 500 euros para o vencedor, mas o concurso destina-se aos estudantes de jornalismo das universidades e politécnicos nacionais. A edição pioneira, em 2014, destinava-se aos profissionais de comunicação social devidamente credenciados.

Papel, vídeo, digital, ou áudio. Estes são os formatos oferecidos aos alunos, que têm a oportunidade de apostarem na sua área de eleição e apresentar o melhor trabalho. Assim, quem pretender pode enviar um projeto de imprensa, rádio, televisão ou multimédia. A única exigência é a língua portuguesa. Podem ser enviadas crónicas, reportagens ou entrevistas por alunos, em nome individual ou coletivo.

Um dos principais objetivos do concurso de jornalismo “Associativismo Jovem” é “estimular uma maior participação de jovens no meio associativo, através da divulgação das suas potencialidades” e nada melhor que essa divulgação e visibilidade, do que com trabalhos de âmbito jornalístico. De acordo com o regulamento, os critérios de avaliação passam pela originalidade, rigor técnico e informativo, abordagem e enfoque sugerido, qualidade do texto e/ou imagem, atualidade e diversidade de fontes de informação utilizadas.

O regulamento do concurso e a ficha de candidatura estão disponíveis no Portal da Juventude, mas ainda assim o JPN adianta algumas informações. Para que os estudantes interessados no galardão possam concorrer, é fundamental enviar a ficha de candidatura, uma cópia do cartão de aluno, uma cópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão, uma breve síntese do trabalho e, claro está, o trabalho candidato. Os estudantes podem concorrer até ao dia 20 de novembro.