O Hard Club do Porto vai receber dia 25, na sua sala principal, o concerto bomPorto, promovido pela Sister Ray. A iniciativa é levada a cabo como uma forma de ação, “num momento em que a solidariedade não pode ser só uma palavra escrita e vã”. O espetáculo começa às 16 horas e prolonga-se noite dentro, até por volta da meia-noite. O cartaz ainda está em aberto mas já conta com 21 projetos musicais.

Wild Booze, uma das bandas que atua no concerto solidário, declara ao JPN que “independentemente dos países, das fronteiras, dos nacionalidades, religiões ou qualquer tipo de fator que aparentemente nos diferencie, em essência não deixamos de ser seres humanos. O preconceito é meio caminho andado para o mal entendido e, neste delicado caso dos refugiados, é preciso frisar isto. São pessoas. Não há razão, à partida, para recusar ajuda neste momento tão delicado”.

Para Alex FX, a sua participação neste evento deve-se a “puro e simples altruísmo”. “É certo que se trata de uma questão dos refugiados divide muitas opiniões, mas há que tentar colocarmo-nos na situação deles, nem que seja por breves momentos”, refere.   

Alexandre Monteiro, mais conhecido por The Weatherman, revela ao JPN que a sua atuação no concerto é uma “oportunidade de ajudar de forma objetiva e contribuir com o meu trabalho para uma causa que mexeu muito comigo e à qual não consegui ficar indiferente”. O artista alerta que a situação dos refugiados “é uma emergência humanitária”. “Num tempo em que as pessoas se sentem demasiado reféns da economia para pautar as suas acções sociais, os artistas, conscientes do seu poder de sensibilização, nunca falham na sua visão sensível, mais pura e humanista sob o mundo”, explica.

Além destes artistas, vão estar presentes no concerto Ana Deus, Carbon, Desligado, Eat Bear, Fat Cap, H2O, Helena Sarmento, José Valente, Kiko & The Jazz Refugees, Malcontent, Marquês Jam Trio, Miguel Guedes (Blind Zero), O Incrível Homem Bomba, Old Jerusalem, Our New Lie, Peter De Cuyper (Barry White Gone Wrong), Plax Vaz & Os Kriol’Art e Rated With An X.  O bomPorto conta ainda com as intervenções de Manuela São Simão, Pedro Chagas Freitas, Ricardo Alexandre e Rui Spranger.

O concerto tem como meta principal sensibilizar as pessoas para a situação dos refugiados e a receita e os donativos revertem para o Conselho Português para os Refugiados (CPR), auxiliando aqueles que vão chegar à cidade do Porto e a todo o país. Os bilhetes vão ter um preço mínimo de 10 euros.