Diferentes faculdades, diferentes ideias e histórias para contar. A primeira edição do TEDxUniversityofPorto surge para ligar todas essas ideias e, de acordo com Pedro Figueiredo, membro da organização, “tentar fazer com que as pessoas se unam não só à sua faculdade, como também à universidade que é de todos”.

O mote da conferência é “Connecting the Dots” e o objetivo é esse mesmo: unir os pontos entre os estudantes de diferentes faculdades, os professores e os investigadores e destruir as barreiras que muitas vezes não são apenas geográficas. “O objetivo é mostar às pessoas que ‘lá fora’ se fazem coisas interessantes”, esclarece Pedro Figueiredo.

A primeira edição do TEDxUniversityofPorto realiza-se no próximo sábado no auditório do Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da UP e tem já lotação esgotada. Uma vez que é a primeira vez que se realiza esta conferência, a TED Conferences limitou a licença a apenas 100 lugares que foram preenchidos em menos de uma hora. Ainda assim, a organização reforça a ideia de partilha e garante que todas as faculdades vão estar representadas. “Uma vez que o projeto é na sua génese de partilha e comunhão de ideias vão estar representadas, a nível de número, todas as faculdades”, sublinha.

A representação espera-se igual não só na plateia, mas também no que diz respeito aos oradores. O TEDxUniversityofPorto reserva a tarde de sábado para “inspirar” a comunidade académica com experiências, conhecimentos e ideias. Entre os oradores estarão professores, investigadores e membros da comunidade estudantil, divididos por três paineis.

Uma das primeiras a dar a conhecer o seu percurso será Ana Correia, estudante do mestrado em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), reconhecida com o Prémio de Cidadania Ativa da Universidade Porto deste ano e que pretende partilhar o trabalho que tem vindo a realizar no âmbito da inclusão e promoção da dignidade na vida das pessoas com deficiência.

Depois de ter “dado a volta ao mundo à boleia apenas com um bandolim”, Luís Pinto, estudante de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai partilhar como foi.

A conferência terá também testemunhos de alguns professores e investigadores, como é o caso do professor da Faculdade de Direito, André Lamas Leite, que desenvolveu um projeto para levar livros aos estabelecimentos prisionais ou ainda a investigador do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB) e uma das vencedoras da 10.ª edição das “Medalhas de Honra L’Oreál Portugal para as Mulheres na Ciência”.

Apesar das conferências serem, “sem dúvida”, momentos chave do programa de sábado, Pedro Figueiredo destaca os momentos networking como fundamentais para “as pessoas se relacionarem umas com as outras, visto que vêm de faculdades diferentes”.

A organização do primeiro TEDxUniversityofPorto conta com a participação de um grupo de estudantes, em especial de Leonid Kholkine, estudante de Engenharia Eletrotécnica. Em comunicado, Leonid reforça a importância da partilha. “A maioria dos estudantes só conhece o que acontece na sua faculdade e limita-se ao seu ambiente, o que é uma perda. É essencial conhecer diferentes ideias e contextos diferentes dos que nos são habituais para podermos verdadeiramente crescer como pessoas. Facilitar isso é o meu principal objetivo para o TEDxUniversityofPorto”, explica em comunicado.

A primeira edição do TEDxUniversityofPorto realiza-se no próximo sábado dia 24 de outubro.