A chegada de mais um ano, faz prever mais um Arraial d’Engenharia. Este ano, o tradicional acontecimento terá lugar num espaço novo, o Palácio de Cristal, mas não é por isso que vai faltar animação. Aliás, a Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia do Porto (AEFEUP) promete a mesma festa e diversão que sempre veio a marcar o evento.

O Arraial é um momento já bem conhecido entre os estudantes da academia do Porto e todos os anos recebe centenas de pessoas. Por isso, Pedro Castro, vice-presidente das atividades da AEFEUP garante que o evento tem ficado cada vez mais famoso e que possibilitou até o “desenvolvimento do conceito de Arraial”. O objetivo passa sempre reparar o que corre menos bem de ano para ano. “Quem tem tomado as rédeas tem-se baseado no que tem sido menos bem conseguido nos anos anteriores, evoluindo progressivamente”, refere ao JPN Pedro Castro.

Além disso, a organização e o trabalho que é desenvolvido pela associação de estudantes neste sentido, tem permitido continuar com esta atividade que tanto cativa os alunos. “[O Arraial] também ganhou com a continuidade da transmissão de informação, dentro da associação, para assegurar a continuação do evento e da sua boa organização”, acrescenta o vice-presidente.

A mudança de lugar deveu-se a dois factores específicos “Entre as muitas vantagens, o facto de conseguirmos ter mais gente dentro do recinto visto que em relação ao ano anterior, onde esgotamos um dia”, aponta Pedro Castro. “A segunda grande vantagem, é o facto de estar mais centralizado em relação ao Dragão Caixa. Abrange mais gente, quer da própria faculdade, quer das outras, e a nível de transportes será mais fácil”, continua.

Bilhetes

Apesar da conjuntura atual, um dos grandes pontos de orgulho da associação para esta edição é o facto de ter conseguido manter os mesmos preços em relação ao ano passado.

A noite de aquecimento, no edifício da AEFEUP, terá um custo de 2 euros. O primeiro dia a decorrer no Palácio de Cristal, quarta-feira, irá custar 6 euros. Os dois últimos dias do arraial, quinta e sexta-feira, têm um preço de 7,5 euros cada. Também estão disponíveis por um custo de 15 euros as pulseiras semanais, encontrando-se no entanto apenas disponíveis na AEFEUP.

Os bilhetes já se encontram disponíveis na AE de Engenharia mas também se encontrarão disponíveis em várias outras Associações de Estudantes. Além disso, estarão disponíveis noutros locais, como no Piolho e na Adega Leonor

Os transportes foram uma grande preocupação da AEFEUP aquando da organização do arraial. “Iremos ter autocarros 100% gratuitos a irem da FEUP diretamente para o Palácio de Cristal e outros a irem do Hospital São João até ao Café âncora d’Ouro (Piolho) e daí até ao Palácio de Cristal”, assegura o vice-presidente da AEFEUP. Os mesmos percursos estarão disponíveis em sentido contrário no final de noite para regressar. Quanto a horários os autocarros deverão começar a circular pelas 23h até às 02h30 e irão fazer os regressos a partir das 04h, estendendo-se até às 06h.

No entanto, a festa começa bem antes de chegar ao Palácio de Cristal. O primeiro dia de agitação é, na verdade, a terça-feira dia 3 de novembro. Com as energias em alta, será a Put’Armada a iniciar as festividades do arraial, ainda no edifício da AEFEUP.

A ideia na construção do cartaz foi de conseguir repartir a multidão esperada no decorrer dos três dias principais do arraial. “Fizemos uma reorganização de investimento. Fizemos com que os três dias, na minha opinião, fossem bastantes fortes de maneira a que conseguíssemos ter sempre uma média de afluência constante”, justifica o representante da associação que espera que, através da gestão que foi feita, consigam manter uma média de entradas em cada dia.

Na quarta-feira, já no Palácio, o dia irá compor-se por atuações de diferentes estilos. A honra de abrir o palco será remetida à Tuna de Engenharia da Universidade do Porto. A seguir, o palco será ocupado pelo Carlão, seguido de Moullinex e o fim de noite será entregue a Nuno Lopes.

Para o dia que costuma ter maior enchente, quinta-feira, o cartaz será iniciado pelos portuenses V V E I L S, a quem se seguirá o projeto TWOMESS. Depois, o pavilhão Rosa Mota irá adotar ritmos mais quentes com a chegada do cabo-verdiano Djodje. Os destaques da noite serão o já conhecido Jimmy P que dará por fim o seu lugar a Pedro Cazanova para acabar a noite.

O último dia, sexta-feira 6, será aberto por um dos produtos da promotora vimaranense Garagem, fortemente presente nesse dia. O primeiro projeto a ser apresentado será de Martelo. Depois dele, será tempo do projeto GHOST HUNT, que por sua vez dará lugar a um dos mais conhecidos produtores de drum & bass britânico, Sub Focus. Esta atuação espera-se ser um dos pontos altos da semana de festa.

O final do arraial será reservado a vários DJ’s convidados, todos pertencentes à promotora de Guimarães, que irão tentar fechar em grande a semana de festa.