A partir da próxima quinta-feira, dia 22, o Porto vai estar em “celebration”. Ainda que a 37.ª edição do Portugal Fashion começa esta terça-feira em Lisboa, ruma depois a “casa” para comemorar duas décadas de criatividade, tendências e muito glamour. 

E porque duas décadas é sinónimo de muita história e afirmação, a edição comemorativa traz novidades. A apresentação das mais variadas criações será feita em diversos espaços conhecidos da cidade e o objetivo passa por envolver cada vez mais pessoas. Assim, na próxima quinta-feira o Portugal Fashion regressa às suas raízes, a um espaço que já foi, em tempos, palco de desfiles e tendências. O Coliseu do Porto será assim o anfitrião da iniciativa que começa ao final da tarde com nomes conhecidos da indústria, entre os quais Anabela Baldaque, Elsa Barreto e Fátima Lopes.

Já no segundo dia, dia 23, a Alfândega do Porto volta a ser a passerelle das tendências para o próximo ano. Mas o tradicional edifício da Alfândega não será o único a receber as criações. Pela primeira vez, ilustres criadores vão apresentar os seus figurinos em espaços pouco habituais, que entram este ano no roteiro da moda. Assim sendo, os trabalhos de Katty Xiomara poderão ser apreciados no Silo Auto e o Palácio de Crital recebe Miguel Vieira. Para além disso, será inaugurada na Alfândega do Porto uma exposição alusiva aos 20 anos do Portugal Fashion, que recorda a primeira edição – em 1995 – e todo o trabalho desenvolvido ao longo destas duas décadas ao nível da moda e da criatividade.

No sábado, dia de despedida desta 37.ª edição, a Alfândega recebe, ao final da manhã, as criações de Nuno Baltazar e o evento continua noutro local inédito, o Quartel Serpa Pinto com Luís Buchinho. O tradicional espaço da Alfândega encerra a edição com grandes nomes como Luís Onofre, Carlos Gil, Lion of Porches ou Dielmar.

Como já é habitual nos últimos anos, a plataforma Bloom dá oportunidade aos jovens talentos de começarem a dar os primeiros passos na indústria da moda e a apresentarem as suas criações. O espaço Bloom recebeu já o Selo Europeu de Festivais 2015/2016 e certificado de qualidade atribuído pela European Festivals Association, que distingue “eventos culturais e criativos com impacto a nível local, nacional e internacional”.

Esta edição especial vai reunir, nas duas cidades, um total de 19 propostas para primavera/verão 2016, seis jovens designers em nome individual, três marcas de jovens designers, três escolas de moda, oito marcas de vestuário e seis de calçado.

O Portugal Fashion já marcou presença este ano nas cidades europeias da moda. Em setembro, na Semana da Moda de Londres, Daniela Barros apresentou a sua coleção no espaço The Vinyl Factory e Carlos Gil e Miguel Vieira levaram, pela primeira vez, o Portugal Fashion a Milão. Já no início do mês de outubro, Diogo Miranda e Luís Buchinho estiveram na Semana da Moda de Paris.

O Portugal Fashion, organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), envolve o Porto nos dias 22, 23 e 24 de outubro.