As cores neutras e os tons pastel que se opõem às cores vivas e vibrantes foram o principal destaque do segundo dia do Portugal Fashion.

Nesta sexta-feira, estilistas consagrados da moda portuguesa como Miguel Vieira e Diogo Miranda apresentaram as suas propostas para a próxima estação onde a originalidade e diversidade de inspirações se fez notar na passerelle.

Também o espaço Bloom contou com uma larga audiência que se juntou para ver as coleções propostas pelos jovens promessa da moda portuguesa. Eduardo Amorim, Pedro Neto, KLAR e Teresa Abrunhosa mostraram diferentes pontos de vista no que toca às tendências da nova estação.

“The ways of seeing” dá nome à mais recente coleção de Susana Bettencourt. O interior do olho humano serviu de inspiração base para a coleção sendo esta considerada pela própria como “o início do novo ciclo” na sua carreira como designer onde as habilidades manuais aliadas à tecnologia são as competências máximas.

Estelita Mendonça define o equilíbrio como o mote principal da sua coleção. Esse equilíbrio é demostrado através dos tons pastel e neutros que se harmonizam entre si e formam aquilo que o estilista apelida de “derradeira liberdade”.

Nas propostas de Daniela Barros para a próxima estação a inspiração reside numa reflexão sobre os valores morais. Nos materiais utilizados destaque para a seda japonesa de 1980 e para a ganga que contrastam entre o branco e tons mais escuros.

Os rituais tribais foram o ponto de partida para a coleção de Hugo Costa. A individualização de cada peça conseguido a partir das pinturas primárias e autênticas era tida como objetivo por parte do criador.

“Meam” by Ricardo Preto

O mar, os pescadores e as aldeias da costa marítima portuguesa serviram de inspiração para a nova coleção de Ricardo Preto. Em “Contos da terra e do mar” , o estilista pretende dar destaque à delicadeza do corpo feminino através de linhas geométricas fechadas que contrapõem com linhas fluidas e soltas. Malhas de lycra com bordados de lantejolas juntam-se a uma paleta de cores inspirada na vida marítima.

Diogo Miranda

Calças, vestidos amplos, casacos com linhas retas e decotes profundos são as propostas de Diogo Miranda para a primavera-verão 2016. Inspirada no trabalho do arquiteto Luis Barragan, o designer usou cores vivas como diferentes tons de rosa que contratam com cores mais escuras como o navy. Para criar profundidade e uma silhueta com linhas arquitectónicas, a oposição de materiais como crepe de seda ou o brocado foram a opção do estilista.

Katty Xiomara

Tendo como base a invasão tecnológica dos anos 70, Katty Xiomara reinventou o conceito de desfile ao apresentar a coleção do verão 2016 de uma forma interativa e peculiar. A coleção é inspirada no grafismo básico e bidimensional dos videojogos desta época evocando uma paleta de cores mais doces, suaves e elegantes como o rosa pastel ou o azul claro. As formas simples reveladas entre as sedas, os algodões e os linhos mostram uma mulher que sustenta o seu poder na elegância.

Miguel Vieira

O estilista de renome fechou o segundo dia do Portugal Fashion com um desfile no Palácio de Cristal tendo como inspiração principal a arte abstrata. Uma paleta a preto e branco que contrasta com o azul-cobalto, revela uma silhueta feminina assente no minimalismo e no clássico. Os pormenores mais desportivos e a forte presença da alfaiataria nas peças masculinas marcaram a coleção de Miguel Vieira. Tecidos padronizados e jogos de riscas que criam efeitos visuais são alguns dos detalhes que marcaram um dos desfiles com mais adesão do dia.

O último dia desta edição do Portugal Fashion realiza-se este sábado e irá contar com presença de nomes como Nuno Baltazar, Luís Buchinho e Carlos Gil.

Estelita Mendonça

Estelita Mendonça

Diogo Miranda

Diogo Miranda

Daniela Barros

Daniela Barros

Miguel Vieira

Miguel Vieira

Ricardo Preto

Ricardo Preto

Susana Bettencourt

Susana Bettencourt

Hugo Costa

Hugo Costa