Ao todo foram 14 os desfiles e 23 as marcas que fecharam o terceiro e último dia do Portugal Fashion na cidade Invicta. Estilistas como Nuno Baltazar, Carlos Gil e Luís Buchinho apresentaram as propostas para a primavera-verão 2016. As coleções de vestuário, calçado e acessórios ficaram marcadas por padrões étnicos, cores quentes e fortes, tons pastel e matérias primas naturais.
Pela passerelle passaram várias caras conhecidas dos portugueses como os atores Lourenço Ortigão, José Carlos Pereira, Pedro Barroso e Bruno Cabrerizo e ainda o surfista Garret McNamara. As figuras públicas deixaram os convidados de olhos postos nas coleções de Lion of Porches, AMBITIOUS, Vicri e Dielmar. No sábado, o concurso Bloom continuou a dar espaço para que os jovens designers pudessem mostrar o seu trabalho. Mafalda Fonseca, Inês Marques, Modatex e ESAD foram alguns nomes que ocuparam o espaço Bloom na Alfândega do Porto.
Nuno Baltazar
Inspirado no 30.º aniversário do filme Out Of Africa, Nuno Baltazar estreou o último dia do Portugal Fashion ao apresentar a coleção MSABU. As vivências de Karen Blixen, no Quénia, foram o ponto de partida para as suas criações. Detalhes sofisticados e elementos easywear fundiram-se em peças que evocavam, a partir das cores e texturas, a tribo Kikuyu. As opções apresentadas foram marcadas por silhuetas acentuadas e decotes em V com uma palete de cores variada, entre os tons quentes, como a terracota e diospiro, a tons como o branco pérola. Depois de oito anos a apresentar as suas coleções na ModaLisboa, Nuno Baltazar regressou em outubro do ano passado aos desfiles do Portugal Fashion.
Luís Buchinho
Club foi a coleção apresentada por Luís Buchinho, inspirada nos anos 80. As propostas focaram-se nos três fortes movimentos daquele tempo: a femme fatale de preto, o lado andrógeno das primeiras boysbands e o apogeu da excentricidade da moda. Os casacos, saias, vestidos e calças “quebradas” contrastaram com os ombros arrojadamente exagerados e as silhuetas masculinas, que se materializavam em casaco oversized.
Sendo as bandas dos anos 80 um dos pontos de partida do criador, as cores e estampas gráficas usadas remetiam para as capas de álbuns da época que se aliavam a materiais como o couro, a seda e o chiffon. Numa viagem de regresso ao passado apresentada no Quartel Serpa Pinto, as propostas de Buchinho foram inspiradas na época em que a sua paixão pela estética visual emergiu.
Shoes
Do desfile Shoes fizeram parte seis marcas. A coleção AMBITIOUS para a primavera/verão 2016 teve como principal fonte de inspiração as galáxias longínquas. A coleção de calçado de homem deu força a pormenores de cores intrínsecas ao verão, bem como a materiais que remetiam para outros planetas.
Já a DKODE optou por propostas que coligaram estilos mais clássico e divertidos, numa coleção boémia e romântica. Os tons pastel foram destacados em saltos e solados, concedendo um ar girly e naive. Também os tons camel e o saffron complementaram a coleção num toque mais irreverente e vibrante. Os materiais variaram entre peles soft e encorpadas com superfícies lisas ou texturadas.
Para esta temporada, a FLY London apostou em plataformas excêntricas, com inspirações tribais e mosaicos de cores vivas. Tendo os anos 70 como base das criações, as propostas da marca de calçado feminino e masculino e ainda de acessórios pretenderam fugir à realidade comum. A JJ Heitor Shoes apresentou uma coleção de sapatos com detalhes femininos dos tempos modernos. As inspirações masculinas não passaram em branco nas propostas: construções clássicas e elegantes, sapatos oxford e botas em pele compuseram a linha shoe for trendy. Já a shoe for light focou-se em plataformas baixas, com acabamentos de qualidade que mistura o conforto com a casualidade.
Os desenhos clássicos com toques contemporâneos marcaram a linha de J. Reinaldo. A marca 100% portuguesa apostou em modelos reinventados Goodyear, sandálias e sneakers, em peles gravadas de crocodilo. Foi no festival de música Burning Man que a NOBRAND se inspirou para a sua coleção “High on Summer”. Numa combinação de realidade com fantasia, o calçado apresentou cores vibrantes, texturas inesperadas e padrões étnicos e florais.
Luís Onofre
Para a coleção “Earth & Fire” Luís Onofre usou elementos triangulares e quadrangulares para representar esses mesmos conceitos: a terra e o fogo. A coleção cruzou formas, cores e materiais em plataformas pujantes, saltos agulha e rasos. Também as cores escolhidas remetem para os dois dos quatro elementos – castanho e bege para a terra e o branco que reflete a inocência do ar. Dos materiais usados, destacam-se as camurças, os cetins, aplicações metálicas e cristais Swarovski. O criador apostou também numa linha de malas em materiais nobres associados à marroquinaria.
DIELMAR
Foram duas grandes tendências que inspiraram a coleção primavera/verão da DIELMAR: a tendência “happy”, que se opõe à “austera” provocada pela crise económica. Com um estado de espírito utópico e toques pop, a coleção deu grande importância às cores na moda masculina. A paleta com baseada nos Jogos Olímpicos, azuis mar, vermelhos “bubblegum” e amarelos revelam uma abundância de clássicos de luxo e uma essência primaveril. Também os castanhos açucarados e os cinzentos conferiram um ar neutro às peças. Já a silhueta apresentada foi destruturada com linhas que seguem o corpo e ombros descontraídos, através de matérias-primas naturais. A modernidade foi assegurada pela atenção aos detalhes e pormenores subtis.
Lion of Porches
A marca de inspiração britânica usou o tema Urban Surf para a criação de uma coleção de verão descontraída e contemporânea. Uma mistura de conceitos de lifestyle cosmopolita com um toque mais sporty, foram a aposta de Lion of Porches para a celebração de um estilo de vida moderno e saudável. As opções foram desta vez menos clássicas, fundindo padrões de riscas náuticas com motivos florais e padrões étnicos africanos. As matérias-primas utilizadas foram as lãs com bambu e linhos e as cores, vivas e radiosas, deram um ar otimista à coleção.
Carlos Gil
Foi Carlos Gil quem encerrou esta edição do Portugal Fashion. The New Sartorial é simultaneamente costureiro, escultor, pintor e arquiteto e cada peça é um meio de reflexão para o criador, onde tons neutros se misturam com cores vibrantes. A silhueta feminina apresentada foi estruturada com uma mistura de curvas, diagonais e retas. A pureza e perfeição do corte de alfaiate é mantida, mas reinventada em The New Sartorial, através de pormenores, texturas e cortes. Na coleção, o criador joga também com linhas para criar perspetivas e tridimensionalidade.
Foram 25 mil pessoas que passaram por Lisboa e Porto na 37.ª edição do Portugal Fashion. O evento contou com marcas e estilistas portugueses que apresentaram as suas propostas para a primavera/verão de 2016.
Shoes
Nuno Baltazar
Nuno Baltazar
Luís Onofre
Luis Buchinho
MacNamara em Lion of Porches
Dielmar