Está quase aí a edição de estreia dos “U.Porto Games”. A iniciativa, realizada pelo Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP), terá várias atividades preparadas para desafiar os estudantes da universidade a competirem entre si num ambiente de diversão e competição saudável. O evento terá uma duração de dois dias, 17 e 18 de novembro, e irá desdobrar-se em sete modalidades distintas.

José Miguel Moreira, colaborador desportivo do CDUP e responsável por todos os eventos internos desportivos da universidade, esteve à conversa com o JPN para explicar melhor a intenção por de trás da novidade. “O U.Porto Games surgiu numa ideia de renovarmos a imagem e de apostarmos mais naquilo que são as atividades internas do Centro”, conta. José Miguel reforça ainda esta ideia explicando que o Centro pretende que a sua nova imagem seja forte e transversal às várias modalidades que vão ser apresentadas.

Inscrições

Todas as competições serão de participação gratuita aos estudantes da Universidade do Porto com a exceção do torneio de karting. Para esse, o custo de participação será de 16 euros caso a inscrição seja efetuada até ao dia 6 de novembro, subindo para os 18 euros passando essa data.

Para efetuar a sua inscrição, precisa de preencher este formulário. Se pretende participar em mais do que uma modalidade, será necessária a repetição do preenchimento do formulário.

Os “U.Porto Games” irão consistir, na realidade, num conjunto de torneios de várias modalidades de forma concentrada, “em dois ou três dias no máximo”. Serão realizadas “quatro ou cinco” edições durante o ano letivo e, em cada uma, as modalidades irão variar. “Poderemos ter algumas repetições por exemplo no ténis ou ténis de mesa, para poder incluir torneios individuais ou por equipas”, avisa.

No primeiro dia desta edição de estreia, será possível concorrer no ténis, entre as 10h e as 18h no Estádio Universitário, localizado perto da ponte da Arrábida. Também poderá participar no torneio de xadrez, a partir das 20h30 no centro do CDUP da Boa Hora, transversal à rua da Torrinha.

O dia seguinte, 18 de novembro, será um dia fortemente dedicado às raquetes. Para além de ser novamente possível praticar ténis no mesmo horário do que no dia anterior, a partir das 16h o Estádio Universitário também irá receber as competições de ténis de mesa e de badminton. Antes disso, às 14h, terá início o torneio de squash, localizado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Apesar disso, esse dia não será unicamente consagrado às raquetes pois também será o dia onde irão decorrer as competições de kickboxing e de karting. O primeiro ocupará o centro da Boa Hora a partir das 18h30 enquanto o segundo tomará lugar no Kart Center de Matosinhos, com início previsto às 20h30.

A escolha eclética dessas modalidades tem, na verdade, uma razão específica. Segundo o responsável, o departamento de atividades internas do CDUP “tem trabalhado com o departamento de competição” na preparação deste evento, parceria que pretendem continuar no futuro. O mesmo continua, explicando que “estas atividades vão servir de captação para os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) das respetivas modalidades [organizados pela Federação Académica de Desporto Universitário – FADU]”. Sendo estas as modalidades cujos respetivos CNU mais próximos se encontram, era urgente tratar da captação o mais rapidamente possível, daí serem estas as escolhidas para esta primeira edição.

Para o organizador, esta iniciativa representa uma tremenda “oportunidade para os estudantes que querem praticar desporto e normalmente não têm oportunidade” para tal. Além disso, é uma possibilidade que os mesmos têm de “praticar a sua modalidade de preferência dentro da sua universidade”, que ainda pode significar a possibilidade de vir a representá-la num patamar mais elevado.