Para lá das portas do pavilhão, dois palcos, um espaço cultural, concursos, workshops e diversas atividades esperavam as largas centenas de visitantes, na sua maioria jovens adolescentes. Este ano, o evento teve direito a um novo espaço, o “IA!PLUS” dedicado ao mundo da multimédia e dos videojogos, que se juntou aos já existentes “J-POP” e “Cultura Tradicional Japonesa”.

O Iberanime Porto deste ano abriu com Para Para Dance, uma dança japonesa sincronizada que teve origem nos anos 80, que reuniu os visitantes junto do palco principal e não deixou ninguém parado.

Numa zona à parte encontrava-se o espaço cultural que contou com momentos musicais, demonstrações de artes marciais como o kendo ou ou judo, reiki, e workshops de língua e escrita japonesa, origami e shiatsu. Ao lado, uma sala dedicada à projeção de filmes de anime.

No entanto, “a cultura pop é o que realmente atrai mais pessoas”, segundo Marta Albuquerque, responsável da comunicação. O recinto principal esteve recheado com barraquinhas com os mais variados artigos relativos à cultura pop japonesa. Nas bancas viam-se típicos snacks japoneses, figuras de ação, t-shirts, peluches, artigos de cosplay, mangas e ainda recordações do evento.

O cosplay reinou e várias personagens de anime ganharam vida através de fantasias elaboradas. O evento contou inclusive com dois concursos de cosplay, ambos a nível internacional, o World Cosplay Summit (WCS), com final em Nagoya, Japão e o Cosplay World Masters (WCM), o único concurso de cosplay com final sempre em Portugal.

As vencedoras do WCS mostraram-se emocionadas com a vitória, uma vez que foi a primeira vez que ganharam um concurso “e logo o WCS”. O prémio foi uma viagem até ao Japão onde vão representar Portugal numa competição de dez dias de cosplay com vários países, que dizem envolver “muito trabalho”.

O palco principal, para além de vários momentos de Para Para Dance, a eliminatória do WCM e um concurso de Animated Music Video (AMV) (montagens de vídeo de anime juntamente com música), contou com um mini-concerto do artista japonês, Piko. Os fãs tiveram ainda direito a uma sessão de autógrafos com o cantor.

O espaço IA!PLUS recebeu youtubers do mundo dos videojogos, workshops de escrita criativa e demonstrações de criação de jogos.

O programa incluiu ainda concursos de karaoke e de “rapidez de mastigação” de noodles e pocky’s (biscoito japonês), torneios de cartas, um quiz que testou mesmo os mais aficionados do anime, um workshop de maquilhagem, entre muitas outras atividades que mantiveram o fim de semana dos visitantes preenchido ao máximo.

Iberanime

Iberanime

Iberanime

Iberanime

Iberanime

Iberanime

Iberanime