Nesta quarta-feira dia 28 de outubro arranca uma nova iniciativa do Instituto Politécnico do Porto (IPP) que tem por nome “IPP@companyDATING”. A ideia deriva do conceito de speed dating mas desta vez adaptado à realidade das empresas. Foi posta em prática pelo Gabinete do Estudante do Politécnico e, por isso, o JPN falou com Filipa Heitor, coordenadora do gabinete, sobre o projeto.

“Procuramos sempre processos que são inovadores e que continuadamente reforcem a relação com as instituições”, começa a coordenadora. Conta que o projeto se iniciou através e uma experiência de mobilidade, no âmbito do programa Erasmus, com a observação do conceito em duas universidades dinamarquesas. É uma iniciativa que se inspira “no conceito romântico de speed dating” e promove um encontro de 10 minutos entre os candidatos do IPP e as empresas destacadas a cada sessão.

Processo de Candidatura

Limitado a alunos e antigos alunos do IPP, para poder participar na iniciativa será necessário o registo no seu site de emprego. A empresa irá partilhar com a organização do evento o perfil de candidatos que procura, tanto pessoal como académico, que irá guiar então a organização na sua escolha de 12 candidatos. Assim, é muito importante ter o seu perfil o mais claro e completo possível. Todo o processo é completamente gratuito.

As sessões estarão apenas disponíveis a estudantes e antigos estudantes do Politécnico do Porto. Decorrem com 12 candidatos previamente escolhidos e é localizado nos Serviços da Presidência do IPP. Aí, são recebidos num ambiente mais informal, “com música ambiente e com serviço de café”, acrescenta Filipa Heitor.

A adesão forte das empresas levou a que fosse alterada a ideia inicial de realizar-se apenas uma sessão por mês para um modelo quinzenal, a decorrer nas tardes de quarta-feira. Na perspetiva das empresas, esta é uma oportunidade única de se encontrar e entrevistar de forma rápida vários jovens que possuem qualidades que podem enaltecer o seu staff, enquanto os alunos têm aqui uma possibilidade de contacto direto com entidades empregadoras que poderão, eventualmente, desabrochar em oportunidades de investigação, estágio ou quiçá, emprego.

Para arrancar o projeto, nesta última quarta-feira do mês de outubro, a empresa convidada é a GoWeb. É uma empresa portuguesa que trata de conectividade, redes sociais, designwebdesignmarketing dirigido à internet entre outros assuntos.

As duas próximas empresas que irão marcar presença também já podem ser divulgadas. Na quarta-feira 11 de novembro, será a empresa de contabilidade e fiscalidade de Gaia Conta 2B. Duas semanas depois, será a vez da empresa multidisciplinar Liderteam.

As empresas, no decorrer da iniciativa, serão de áreas diferentes estando assim em concordância com a realidade das várias escolas que compõem o Politécnico.