Está a chegar a noite mais assustadora do ano. A festa de Halloween, com forte raiz norte-americana, é celebrada no último dia do mês de outubro e chega uma vez mais à cidade do Porto. À meia-noite em ponto, a estação de metro da Trindade vai ser invadida de criaturas verdadeiramente assustadoras.

Mas as atividades começam logo a partir do final da tarde. Gastronomia, música ambiente e muita animação estão garantidas desde cedo, para que se possa preparar o dia das Bruxas. Os interessados deverão ir vestidos a rigor. O objetivo é ficar o mais assustador possível para garantir um cenário de Halloween fiel, mas ainda assim divertido.

O ponto alto do dia 31 de outubro será, então, às 24h. O evento convida todas as “criaturas do outro mundo” a celebrar ao som de Thriller, de Michael Jackson e registar o momento através de selfies e vídeos. Pedro Gil Vasconcelos informa o JPN que, ainda que o momento seja registado pela organização, é importante que as pessoas participem com a captação de imagens. “O evento não é nosso, o evento é da pessoas e portanto entendemos que isto é uma forma de integrá-las no evento e levá-las a participar e fazer com que elas sintam, cada vez mais, o evento como o delas”, enfatiza Pedro, da Harvest Festival.

Ainda que no ano passado a grande parte das imagens recolhidas foram por membros da iniciativa (ver em baixo), Pedro apela a que, este ano, as pessoas se divirtam e registem o momento, para depois realizar um vídeo conjunto de todos os participantes. “Este ano ter uma grande festa mas queremos para o ano ter uma festa ainda maior”, indica.

Por isso, os interessados ficam já informados: o importante é ter um dress code alusivo ao tema e boa disposição para dançar e petiscar.

Para além da iniciativa a acontecer na estação de metro da Trindade, as festividades do Halloween começam já esta sexta-feira, dia 30 de outubro. Para quem se quiser aventurar num “Porto Assombrado” e conhecer os locais mais terroríficos da cidade, a partida é às 18h na Trindade. A viagem negra pelo Porto é limitada a 15 pessoas e os interessados deverão fazer a inscrição aqui.

“A ideia é que as pessoas fiquem a ver um ‘Porto negro’ porque é a ideia de contar as histórias nos sítios onde elas aconteceram em alguns e onde a lenda diz que aconteceram em outros”, esclarece Pedro Gil. Apesar desta sexta-feira haver já lotação esgotada, a ação vai voltar a acontecer várias vezes por estes dias. Esta viagem do outro mundo tem o valor de 72 euros por pessoa e incluí jantar.

O Halloween Late Harvest conta com o apoio de Metro do Porto, ML Private Tours e Qualytent. A iniciativa, já conhecida de anos anteriores, pretende animar a cidade com as mais variadas fantasias típicas do dia das Bruxas.