A todos os amantes de boa música, convívio e festivais, lança-se novamente o desafio: eleger, de entre dezenas, o melhor festival. O Portugal Festival Awards está de volta para a 3.ª edição e atinge um nível recorde. “A edição deste ano alcançou um recorde ao nível da participação: 140 festivais vão a votos, contabilizando entre si mais de 2,3 milhões de espectadores”, lê-se em comunicado enviado pela organização.

Ainda que escolher de entre tantos não será tarefa fácil, o concurso divide os festivais em diversas categorias. Ao todo são 12 as que existem e os interessados poderão, mais do que avaliar os festivais, escolher qual o melhor no que diz respeito ao campismo ao até mesmo às casas de banho. Para além disso, a votação vai também o melhor festival académico sendo que um dos favoritos é o vencedor da edição passada, a Queima das Fitas de Coimbra. O concurso elege também o melhor festival urbano, o melhor festival não urbano, o melhor festival de pequena, média e grande dimensão, entre outros.

Entre os festivais mais nomeados surge um do norte e outro do sul do país, ambos realizados na altura mais quente do ano. O Vodafone Paredes de Coura acontece em agosto e o NOS Alive em julho e disputam as categorias de melhor festival de grande dimensão, campismo e casas de banho. Além disso, o festival do Minho concorre ainda na categoria de melhor festival não urbano e o festival de Algés na categoria melhor festival urbano.

Mais do que nomear os melhores locais de música do país, o Portugal Festival Awards pretende eleger também as melhores atuações em contexto de festival. Assim, se pretender pode destacar qual foi o melhor artista nacional, internacional e ainda revelação do ano 2015. Assim, a nível nacional vai a votos o rap de Regula, o rock dos Diabo na Cruz, o alternativo PZ, o multidisciplinar Batida e ainda o já conhecido Carlão, ex-vocalista dos Da Weasel.

As atuações no NOS Alive dos Muse e dos Tame Impala no Vodafone Paredes de Coura disputam o título de melhor artista internacional, com Blur (Super Bock Super Rock), Chance The Rapper (Sumol Summer Fest) e Nicoolas Jaar (LISB ON).

A votação online decorre, segundo a organização ao JPN, até à próxima semana, precisamente até ao dia 9 de novembro. Para além de selecionar o festival que mais gostou, o concurso pede ainda para dizer a quantos foi este ano, bem como uma estimativa do dinheiro que gastou.

No entanto, a escolha dos melhores entre os melhores é realizada não só através da votação do público, mas também da escolha do júri. Entre os júri estão conhecidos ícones ligados à música, media, turismo e comunicação, como o Zé Pedro dos Xutos & Pontapés, a Ana Markl da Antena 3, o DJ Vibe, o Vítor Belanciano do jornal Público, entre outros.

A entrega de prémios será realizada no próximo dia 17 de novembro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Na cerimónia irão atuar, com a West European Symphony Orchestra (WESO), os candidatos a melhor artista revelação Da ChickDuquesaGolden SlumbersIsaura e Thunder & Co. Os Portugal Festival Awards foram lançados em 2013 com o objectivo de reconhecer os festivais de música nas mais diversas áreas.