No final de tarde desta quarta-feira, 4 de novembro, haverá muita animação na Livraria Lello.  A banda sonora para a tarde na livraria irá contar não só com êxitos dos The Rolling Stones mas também alguns dos Xutos & Pontapés. De facto, por volta das 18h30 é precisamente neste conceituado lugar da cidade Invicta que será apresentado o livro novo da editora Taschen.

Performance Poética

Depois dessa apresentação, por volta das 19h, será possível assistir a uma performance poética a ser realizada, tanto em português como em inglês, pelo poeta Luís Beirão. Essa performance terá a particularidade de inspirar-se em letras extraídas e adaptadas de trabalhos realizados pelos próprios Rolling Stones. 

O livro em questão é, na realidade, a mais recente produção da editora alemã e intitula-se simplesmente “The Rolling Stones”. Desta vez, a editora quis criar uma obra sobre a banda mítica do Reino Unido, formada em 1962. A tarefa de apresentar esta obra ao público português cabe a duas pessoas próximas desse mundo. A primeira é o incontornável líder da banda portuguesa Xutos & Pontapés e fã assumido, Zé Pedro, enquanto a segunda é o diretor do Jornal de Leiria, José Nazário.

O editor deste livro, Reuel Golden, já trabalhou noutras publicações de alto calibre que incluíram como temas os The Beatles, a rainha Isabel II ou ainda o artista Andy Warhol. Esta nova publicação, agora sobre a banda londrina, trata-se de um livro de cariz fotográfico que pretende retratar em detalhe a história do conjunto liderado por Mick Jagger e Keith Reichards através dos olhos de imensos fotógrafos famosos que acompanharam a banda  duante a sua história. Para representar os mais de 50 anos de carreira dos britânicos, encontram-se inseridas na obra peças tiradas pelas lentes de Annie Leibovitz, David Bailey, Ethan Russel, Gered Mankowitz, Anton Corbjin, Helmut Newton ou Linda McCartney.

Os textos que acompanham essas imagens icónicas irão incluir episódios exclusivos e histórias da banda nas suas mais de 500 páginas. Essas mesmas foram trabalhadas e desenvolvidas em colaboração próxima com a própria banda e com um acesso exclusivo aos próprios arquivos da mesma. O prefácio do livro até foi escrito por um antigo presidente americano, Bill Clinton.

Será ainda disponível uma edição limitada a 1500 exemplares o livro autografado por Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts, os quatro membros da banda.