Manuel Duarte Baganha tem sido celebrado desde junho deste ano como sendo a Figura Eminente da Universidade do Porto (UP), posição que irá manter até ao final dezembro.

No decorrer deste ano, a reitoria entendeu que o professor, falecido no ano de 2004, merecia ser a figura representativa da Universidade a ser homenageada. Assim, dentro do âmbito do programa da “Figura Eminente” estão incluídas várias sessões, conferências e palestras, a próxima das quais irá acontecer no dia 6 de novembro. Na próxima sexta-feira irá, desta forma, decorrer por volta das 18h30 mais uma dessas conferências que, desta vez, terá o intuito de olhar para a “intervenção cívica” do antigo professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Ciclo “Figura Eminente”

Depois desta conferência, haverá ainda mais uma sessão para falar sobre o antigo professor enquanto pessoa, com uma sessão a decorrer no Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR), com a temática “Manuel Duarte Baganha: a visão do mundo” no dia 20 de novembro.

Até ao próximo mês também haverá tempo para estudar o seu trabalho através da realização de duas mesas redondas no dia 27 de novembro, onde serão analisados os “desafios da revisão de contas” às 14h30 e os “desafios da contabilidade” às 17h. O ciclo desta Figura Eminente irá fechar no Salão Nobre da reitoria da UP no dia 14 de dezembro às 18h.

Serão ainda publicados um livro de homenagem a Baganha no primeiro semestre do próximo ano e reedições de artigos seus sobre sistemas de custeio no semestre seguinte.

Esta sessão irá decorrer no átrio da Câmara do Porto e será presidida por Rui Moreira, presidente da câmara. Além dele, também estarão presentes vários oradores de alta relevância, como o sociólogo e professor da FEP Augusto Santos Silva, a bióloga e antiga vereadora da câmara, Manuela Melo, o arquiteto e antigo membro da assembleia municipal, Ricardo Figueiredo, e ainda Rui Sá, engenheiro mecânico e antigo autarca na cidade do Porto.

Foram abordadas em prévias sessões no mês passado, a dia 8 e a dia 22, as suas facetas de académico e de economista, respetivamente. Agora, será a sua intervenção cívica a ser debatida, sendo o enfoque da conversa a altura em que assumiu funções como presidente de assembleia municipal do Porto, entre 1990 e 2002. Distinguiu-se pela sua participação cívica forte, em particular no associativismo, ao integrar entidades como o Orpheón Portuense, os Amigos do Coliseu ou o Círculo de Cultura Teatral.

Nascido em 1922 e falecido em 2004, Manuel Duarte Baganha chegou a ser professor catedrático da FEP, tendo inclusive ocupado o cargo de Presidente do Conselho Directivo da faculdade entre 1985 e 1992. No entanto, o seu percurso até então foi longo. Começou por completar o Curso Complementar de Comércio pela Escola Comercial de Mouzinho da Silveira, tendo depois ingressado no Instituto Comercial do Porto, onde se inscreveu no curso de Contabilista. Começou a trabalhar em empresas setoriais, mas prosseguiu os estudos algum tempo depois, entrando nos cursos livres e gratuitos do Centro de Estudos Económicos e Financeiros da Associação Comercial do Porto. Frequentou também os cursos de Literatura Portuguesa e História de Portugal do Centro de Estudos Humanísticos, anexo à Universidade do Porto. Em 1953, tornou-se aluno do primeiro curso da Faculdade de Economia, onde foi um dos melhores alunos. Tornou-se docente na mesma em 1961, onde permaneceu até 1992. Depois disso, ainda fez parte do Centro Regional do Porto da Universidade Católica até 1999.

Viu-se ainda atribuído o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito, em junho de 1995 assim como o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em dezembro de 1999. Já em 2005, a título póstumo, foi dado o topónimo de “Rua Professor Manuel Baganha – Economista 1922-2004” a um arruamento na Freguesia de Campanhã, pela Câmara do Porto.