Afinal, como se comunica sobre moda? Desde mercados mais antigos e tradicionais, a projetos inovadores e acabados de ser lançados no mundo profissional, a 3.ª edição da ULP MTK Week pretende desvendar toda a estratégia de marketing, publicidade e comunicação que é feita pelas empresas do ramo.

Ainda que a dedicação de uma semana apenas ao marketing e à comunicação não seja nova na Universidade Lusófona do Porto (ULP), este ano a instituição traz uma vertente diferente: adaptar este conceito a uma área específica, a moda. O projeto surge há três anos, por iniciativa dos alunos e professores da licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura da vertente de Comunicação Aplicada, no âmbito das disciplinas de Estudos de Mercado e Comunicação e Assessoria.

Assim, ao longo do semestre a MKT Fashion Week foi montada e organizada, através da seleção dos temas e contacto com os convidados. Ana Mestre, professora de Estudos de Mercado e uma das responsáveis pela iniciativa, explica ao JPN que o objetivo passa “fazer uma atividade em que se pudesse falar sobre a comunicação de marketing, particularmente a comunicação de marcas”, sendo que este ano a organização focou a comunicação de um setor específico.

Porquê a moda? Uma vez que Portugal tem uma presença muito forte na indústria do têxtil e do calçado e reúne já alguns eventos de moda nacionais, como é o caso do Portugal Fashion, Ana Mestre indica que esta área poderia servir para como uma “oportunidade de explorar o mercado de trabalho” uma vez que pode “abrir as portas” aos alunos que estão a terminar a licenciatura. “Começou-se a perceber que poderíamos, à partida, ter um leque ao nível do design e de marcas de moda que começam a aparecer cada vez mais, às vezes coisas muito pequeninas, mas com uma tradição muito forte e uma atenção muito forte na forma como comunicam”, clarifica a professora.

São cinco dias, cinco conferências, dois convidados por dia a falar de moda, de marketing e de estratégias de comunicação. Ainda que qualquer interessado possa assistir às palestras, a organização dá prioridade aos inscritos, uma vez que a participação está sujeita à lotação do espaço. Durante as manhãs desta semana, a Lusófona vai trazer nomes mais conhecidos da indústria da moda e também novos projetos que estão a começar a crescer.

Para realizar esta “semana da moda”, alunos e professores apostaram na diversidade e na escolha de convidados que representassem diferentes realidades. Os convidados incluem quer Elisabete Neves, diretora de marketing dos Armazéns Marques Soares, uma empresa tradicional e antiga, como Márcia Nazareth, designer e diretora criativa da marca Nazareth Collection. “Todos eles estão a comunicar para aumentar as vendas e sobreviver no mercado e esta aposta na comunicação é transversal”, considera Ana Mestre. A professora aponta que a grande parte dos convidados representa um pouco todas as áreas da moda, sobretudo do Porto e do norte no país, ainda que uma das empresas convidada seja lisboeta.

Ao longo dos cinco dias, o painel será rico e variado. Após as apresentações de Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS e produtor do programa What’s up – Olhar a Moda da RTP 2 e ainda de Teresa Abrunhosa, designer de moda da marca Teresa Abrunhosa, desta segunda-feira, o programa segue com nomes distintos.

“Queremos que os alunos tenham a dimensão de glamour dos anjos da Victoria’s Secret como a Sara Sampaio, como a designer que entrou um nicho para trabalhar e para estar, como por exemplo a Freakloset de duas pessoas muito novas que criaram uma nova empresa de sapatos”, menciona Ana Mestre.

O programa completo está disponível na página de facebook do curso de Ciências da Comunicação e da Cultura, dos quais se destacam os nomes de Mónica Neto, responsável de conteúdos e marketing da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), empresa que organiza o Portugal Fashion, Alexandra Macedo, diretora da agência de manequins Best Models ou Manuel Torres, diretor de comunicação da Impetus.