O outono chegou, mas o bom tempo ainda continua pela cidade do Porto. O sol de novembro significa que o São Martinho está próximo. De facto, esta lenda que ultrapassou gerações, associada também ao tradicional magusto, é celebrada todos os anos e espalha pelas ruas o cheiro a castanhas assadas.

Na próxima quarta-feira, dia 11 de novembro, celebra-se então o São Martinho e a baixa portuense não vai ficar indiferente. A emblemática Livraria Lello, junto à Torre dos Clérigos, entra no programa de celebrações deste dia e vai substituir os livros pelas castanhas assadas. A todos os visitantes e curiosos, a Lello vai oferecer castanhas quentinhas num embrulho personalizado. Situada numa área onde o comércio é muito presente, a livraria não vai deixar ninguém de água na boca, nem mesmo os lojistas e também os inclui no convívio.

E porque as castanhas pedem sempre algo mais, a Torre dos Clérigos junta-se à celebração do outono e do magusto e traz uma das bebidas mais tradicionais para acompanhar. Quem visitar a torre na quarta-feira e apresentar o embrulho de castanhas da Lello, tem direito a um copo de jeropiga para aquecer a tarde.

As celebrações outonais começam durante a tarde, às 15h e duram até ao final do dia, até às 19h. Para animar a festa, as marionetas vão trazer vida à rua, com um “Teatro de Robertos”, candidato a Património Imaterial da Humanidade. Com sessões de dez minutos, um animador vai proporcionar aos transeuntes e visitantes histórias simples e contadas em português.