A companhia aérea irlandesa Ryanair, uma das maiores companhias aéreas existentes na atualidade, vem a Portugal para proceder a recrutamento de novos profissionais de forma a acompanhar o seu crescimento. A iniciativa irá decorrer através da organização de “Open Days” espalhados pela Europa, com paragem em Portugal. As posições procuradas são as de comissários e assistentes de bordo.

Inscrições

Para quem estiver interessado em participar nos dias abertos de recrutamento, será necessário efetuar uma pré-inscrição no através de uma das fichas de inscrição disponibilizadas pela Crewlink.

Existe uma ficha de inscrição para cada um dos dias portanto verifique que está a preencher a correta. Os que quiserem participar nas sessões da cidade do Porto, têm as fichas para os respetivos dias 23 de novembro e  11 de dezembro. No caso de Lisboa, estão também já disponíveis as fichas dos dias 20 de novembro e 4 de dezembro 

Estes quatro dias abertos irão dividir-se entre Lisboa e Porto.  Na Invicta, os dias de recrutamento serão a 23 de novembro e 11 de dezembro enquanto no caso da capital, os mesmos serão nos dias 20 de novembro e 4 de dezembro.

Durante essas sessões de dias abertos, os candidatos serão submetidos a uma prova de inglês assim como a uma entrevista. Além disso, será a oportunidade para a entidade responsável explicar melhor o funcionamento e o ambiente da companhia aérea, assim como proceder ao esclarecimento de qualquer tipo de dúvidas por parte dos interessados.

O acesso às vagas é, no entanto, condicionado a uma série de requisitos essenciais para que os candidatos possam ser considerados para uma das posições disponíveis. Tais condicionamentos incluem a idade do concorrente ser superior a 18 anos, ter o 12.º ano de escolaridade no mínimo concluído e uma grande fluência em inglês. Bom sentido de responsabilidade e de organização, assim como uma boa apresentação também fazem parte do perfil ideal traçado pela empresa.

A nível físico, são vários os requerimentos para os potenciais candidatos, a começar pela altura, que deverá ser entre 1.57m e 1.88m. A acompanhar, os concorrentes deverão também saber nadar e encontrar-se em óptimas condições físicas e médicas para o desempenho das profissões procuradas.

Existem também condicionantes mais formais como a necessidade de possuir passaporte de país pertencente à União Europeia ser obrigatória, tendo em consideração que a apresentação pelo candidato do seu cartão de cidadão ou bilhete de identidade não será aceite, assim como a disponibilidade dos mesmos candidatos para viver no estrangeiro.

Para os que conseguirem passar em primeiro a parte de candidatura e, em segundo, o processo de formação, espera-os um contrato com a duração de três anos e um ordenado médio mensal variável que irá começar nos 1000 euros podendo ir até aos 1400 euros.

A Crewlink, através da sua parceira nacional Groundlink, será a responsável para o recrutamento dos novos profissionais.  Esta última, responsável pelo recrutamento em Portugal, já conseguiu a contratação, só neste ano de 2015, de cerca de 250 novos colaboradores no nosso país. Até abril de 2016, a Ryanair pretende juntar à sua equipa mais 300 novos colaboradores.