A 18.ª edição da Feira do Empreendedor, a cargo da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), irá decorrer no fim desta semana no edifício da Alfândega do Porto. Entre os dias 19, 20 e 21 de novembro, de quinta-feira a sábado, a Alfândega irá encher-se de jovens empreendedores com vários eventos, atividades e novidades para dinamizarem-se no mundo profissional. O tema para esta edição é “Experience the Future” e a ideia para o evento é criar uma espécie de “ecossistema de empreendedorismo”. Durante os dias em que se irá realizar a feira, estará disponível para o público tanto o espaço do centro de congressos, onde estarão as exposições, como várias conferências práticas a decorrerem no auditório da Alfândega, embora submetidos a inscrição prévia (ver caixa) .

A grande novidade para esta edição 2015 da feira é o “Startup Village“, que irá ocupar metade do espaço alocado do centro de congressos. Nesse espaço, estarão representadas mais de 50 startups tecnológicas inovadoras numa espécie de montra, elaborada para que estas mesmas empresas inovadoras se possam exibir e atraírem pessoas. No seu centro, estará o Startup On Stage, onde irão decorrer um conjunto de iniciativas direcionadas para um público bastante qualificado assim como ações de networking.

Entrada

O espaço de exposição da Feira do Empreendedor estará aberto ao público diariamente entre as 14h30 e as 20h00. No caso das conferências práticas, essas terão lugar todos os dias entre as 09h30 e as 18h30. A entrada para ambos pontos da feira será gratuita mas sujeita a inscrição.  Também será possível efetuar a inscrição com um donativo, de custo mínimo de 2 euros, que será entregue a um de dois projetos à escolha da pessoa que se inscreve, estando ambos descritos na página aquando da inscrição. 

A outra metade do espaço de exibição dará lugar ao que é apelidado de “Entrepreneur Showcase“. Aí, será possível ver os apoios à formação de empresas, com vista específica em aceder a empreendedores menos qualificados e pequenos negócios. Para tal estarão presentes entidades, produtos, serviços e soluções com interesse para os potenciais empreendedores. Também será neste espaço que será disponibilizado apoio ao emprego e à formação de pessoal. Essa formação será variada, com a presença de ações formação tanto de competências profissionais técnico-científicas assim como das chamadas “soft-skills”, que na realidade referem-se às relações interpessoais, essenciais na área empresarial.

Além disso, a “aldeia” também irá receber a visita de vários especialistas internacionais destacados para discursarem sobre assuntos relativos à iniciação e desenvolvimento de startups. Desses, destacam-se por exemplo Edial Dekker da Eventbrite para falar de “Product Roadmapping“, Sonja van Eeghen da Sticky Presentations para abordar o “Pitching” ou de Nicholas Zylberglajt, co-fundador do European Young Innovators Forum para explicar em pormenor o programa Horizon 2020 para startups. Convém referir que estas conferências são do destaque principal da feira e não das “conferências práticas”, a decorrerem no auditório. Estas últimas serão dadas à parte das internacionais referidas anteriormente e serão orientadas por pessoas do universo empresarial e tecnológico nacional.

Outra das novidades para esta 18.ª edição é a inclusão de vários diferentes “eventos-âncora”, cada um com intuitos diferentes: o New Apps Accelerator, o New Jobs Accelerator, o Startup Networking, o Startup Inov, e o Startup InvestO primeiro desses eventos irá tratar do desenvolvimento de aplicações em co-working nos três dias. O segundo desta lista, o New Jobs Accelerator, pretende acelerar a entrada de jovens qualificados em empresas de base tecnológica ao estabelecer a ligação direta entre os mesmos e os empregadores no dia 19. No caso do evento Startup Networking, o mesmo vai aproximar promotores de startups, empresários, membros do ecossistema empreendedor assim como potenciais investidores no último dia, num ambiente que pretende ser informal e animado. Já o Startup Inov, a ocorrer em todos os dias da feira, será um espaço para jovens empresas em fases iniciais de crescimento irão apresentar ao público bens e serviços inovadores. Por fim, no caso do Startup Invest, no último dia, o mesmo servirá para promover a captação de financiamento para projetos de elevado potencial, em espaço de acesso exclusivo a investidores.

A Feira do Empreendedor também será a oportunidade para a realização, no dia 20 da 2.ª edição em Portugal do “Rockstart Answers“. O evento é um de feedback direto entre promotores de startups e mentores, onde se irão incluir empresários experientes, especialistas em economia, investidores, investigadores, inventores, entre outros. Neste “pequeno almoço informal”, os tais promotores de startups irão dirigir-se aos mentores, onde cada empreendedor terá cerca de três minutos para realizar o seu pitch e outros três minutos para colocar as suas questões à plateia especializada, que por sua vez também terá três minutos para responder com o seu conselho, por escrito.

O congresso anual da Federação Nacional de Associações de Business Angels (FNABA) irá realizar-se no âmbito da Feira do Empreendedor, na sexta-feira 20 de Novembro.

O programa geral do evento principal da 18.ª edição da Feira do Empreendedor está disponível aqui. Aos interessados, o programa para as conferências práticas que irão decorrer no auditório da Alfândega está disponível aqui, relembrando que as mesmas estão sujeitas a inscrição separada da necessária para aceder à feira.