Já pensou em estudar no Reino Unido, mas não sabe bem onde e como fazer este processo? No sábado é a oportunidade ideal. A empresa OK Estudante traz, pela primeira vez ao Porto, dez universidades inglesas. O objetivo? Dar a conhecer os cursos disponibilizados “lá fora”, bem como quais as vantagens de estudar num país estrangeiro com outra vivência e cultura. Ainda que o conceito não seja novidade, uma vez que já foi realizado no ano passado na capital, desta vez a OK Estudante abre horizontes e alarga a área de intervenção a todo o país.

Depois de uma tour pela zona centro no mês passado, que incluiu Lisboa, Coimbra, Setúbal e Leiria, a empresa ruma a norte e o Porto é a última paragem. Após uma visita por Braga no dia 18 e a Aveiro no dia 19, esta sexta-feira as universidades inglesas estão em Viseu para chegarem, depois, à Invicta no sábado.

Ainda que o público alvo da iniciativa seja, essencialmente, os estudantes do ensino secundário que já começam a delinear o seu futuro, a organização convida todos os interessados a participar. Rita Salvado, responsável pela gestão, organização e comunicação do evento, explica ao JPN que a iniciativa abre portas a todos aqueles que queiram conhecer o ensino em Inglaterra. Quer a estudantes do ensino superior que, após a licenciatura nacional, pretendem completar a sua formação com uma pós-graduação ou um mestrado estrangeiro, quer a professores que podem criar ligações com as universidades britânicas e conhecer o método de ensino praticado. Também os pais são um público envolvido no evento, uma vez que tentam procurar o melhor futuro para o filho e desmistificar algumas dúvidas e questões.  “É uma maneira de explicar aos pais que as coisas são reais e há pessoas para o comprovar”, indica Rita.

A verdade é que, de acordo com a responsável, uma das grandes vantagens do ensino superior em Inglaterra passa pelo processo que o governo britânico criou de financiamento total das propinas. Ainda assim, nem todos acreditam e pensam sempre que “há um esquema por trás” e, a verdade, é que não.

No sábado as universidades inglesas estão no Porto

É já no próximo sábado, dia 21 de novembro que as 10 universidades inglesas chegam à Invicta. O ponto de encontro é o Porto Palacio Congress Hotel & Spa onde, entre as 14h e as 20h poderá  visitar as “barraquinhas” das universidades e tirar todas as dúvidas. Para além disso, o programa conta com três palestras iguais, mas espaçadas com duas horas, para possibilitar ao máximo de pessoas assistir. As sessões serão às 14h30, 16h30 e 18h30. A entrada é livre e não está sujeita a inscrição prévia.

Entre as universidades parceiras está a University of Sunderland, a Buck New University ou a Anglia Ruskin University.

“O governo britânico facilita imenso o ensino a pessoas da União Europeia, este é o fator de limitação. Existe um sistema de financiamento, onde o governo financia as propinas e, enquanto o estudante está a tirar o seu curso, não têm que pagar as propinas nem à faculdade, nem a ninguém. Com a conclusão do seu curso e com a entrada no mercado de trabalho, aí sim, vai restituindo o dinheiro ao governo”, clarifica Rita Salvado, assegurando que, mesmo assim, essa restituição do valor é feito às prestações e nunca acontece quando o recém-licenciado recebe apenas o ordenado mínimo.

Outra das vantagens de estudar nas “terras de sua majestade” é, para a responsável, a variedade infinita de cursos que tem para oferecer. “Há mesmo muita diversidade. Há cursos que não existem em Portugal, que nós não temos cá essa oferta, como em coisas muito específicas de engenharias ou de design de moda específico”, acrescenta.

Nos eventos realizados até agora, Rita admite que o feedback tem sido muito positivo, bem como a adesão. “Acho que informação nunca é demais e isto é um conhecimento que é cara a cara, nós temos cá os representantes das universidade se incentivamos as pessoas a perder a vergonha, a praticar o inglês e a perguntar. Isto pode ser o futuro, não podemos estar com o pé atrás”, realça a responsável.

OK Estudante, já decidi. E agora?

Se já decidiu que quer ir para Inglaterra, a OK Estudante trata do resto. Na verdade, a empresa ajuda os alunos interessados a ir estudar para o estrangeiro, neste caso para o Reino Unido, a tratar de todo o de inscrição, candidatura, aconselhamento e acompanhamento. Acompanhamento esse que inclui não só a primeira fase do processo, mas também a fase posterior, quando o aluno já estiver na universidade indicada.

E como é que se sabe que, à partida, a universidade escolhida é a mais indicada? É simples. Quando chega um estudante à OK Estudante e indica que tem intenções de ir estudar para o Reino Unido, numa área específica ou concreta, o que os trabalhadores da empresa fazem é, precisamente, definir um leque de cursos disponíveis para essa formação. Com esse leque de potenciais locais é preciso, ainda, ter em conta a média do aluno e “jogar” com esses dois campos, de forma a “garantir o máximo possível que é ele é aceite”. Este estudo é pensado e trabalho ao pormenor, de forma a escolher a universidade certa para o aluno e “não se perder uma candidatura em vão”.

Mais do que encontrar uma escola adequada ao perfil do aluno e às suas notas, capacidades e preferências é preciso ter em conta que, nas diferentes cidades, o custo de vida é variável. “Nós falamos em Inglaterra e muita gente associa a Londres, mas a verdade é que nem toda a gente tem um nível de vida que possa suportar um custo de vida em Londres. Há cidades muito mais baratas, com muito boas universidades”, evidencia Rita Salvado.

Em paralelo e de forma a completar este apoio prestado pela empresa, esta também criou uma rede de network que reúne antigos e atuais alunos, de forma a trocarem impressões sobre os locais mais apropriados para cada formação, bem como a melhor forma de tratar da questão do alojamento.