What if?” – traduzido para português, “E se?” – é o mote que rege a 3.ª edição do TEDxMatosinhos. Tendo como inspiração a frase de Albert Einstein – “A coisa mais importante é não parar de questionar. A curiosidade tem razão própria de existência” -, esta iniciativa, este ano a realizar na Porto Business School, não vai deixar ninguém indiferente à curiosidade.

Assim, o TEDxMatosinhos deixa já algumas questões no ar, para todos os que tiverem interesse em participar neste evento, no próximo dia 5 de dezembro. A organização propõe uma série de interrogações, com o propósito de reflexão, que podem gerar o debate e a conversa durante a iniciativa. Desafiar teorias científicas, alterar os padrões e comportamentos de vida ou despertar estratégias para as próximas gerações, são só alguns dos “E ses?” lançados.

Filipe Müaze Guimarães, co-organizador do TEDxMatosinhos, explica ao JPN que a ideia é mesmo abanar a audiência. “Nós estamos a passar alguns períodos de muitas incertezas. Temos sempre essa ideia como uma ideia presente. «E se mudássemos de vida? E se fôssemos trabalhar para outro país? E se nos dedicássemos mais à sustentabilidade?» São tudo questões que ficam no ar”, conta. Assim, o “What if?” surge, nas palavras de Filipe, como uma “provocação para as pessoas pensarem naquilo que podem encontrar no TEDx”.

Bilhetes

O preço dos bilhetes para a 3.ª edição do TEDxMatosinhos, a realizar-se no próximo dia 5 de dezembro pelas 17h,  é de 30 euros por visitante e podem ser comprados aqui

Uma vez que o tema é geral, isto é, não abarca apenas uma disciplina, o mote que a organização entregou aos oradores foi mesmo esse, de apresentar algo diferente, transversal e multidisciplinar. Os oradores para esta 3.ª edição ultrapassam os 15 e espalham-se pelas mais diversas áreas, tendo em conta, ainda assim, a origem da palavra TED: Tecnologia, Entretenimento e Design.

“Nós não definimos, nem sequer pedimos aos oradores para falar de algo concreto, nós procuramos é oradores que achamos que tenham algo a contribuir de interessante, que seja dentro das áreas que nós achamos que fazem sentido apresentar para a nossa plateia, que começa a ficar um bocadinho definida”, indica Filipe Müaze Guimarães. Já repetente é Álvaro Costa, o anfitrião do TEDxMatosinhos que, para o co-organizador, é sempre uma mais valia. “O Álvaro é uma pessoa que está muito à frente do tempo dele. Tanto fala de futebol como da Guerra da Correia”, considera Filipe.

Álvaro Costa, importante figura da cultura pop em Portugal, está desde a primeira edição no TEDx e, de acordo com o co-organizador da iniciativa “faz todo sentido mantê-lo na equipa”, uma vez que tem a capacidade para fazer “as pontes necessárias entres os oradores e de forma inteligente”. Já a plateia, essa, é muito variada. Desde os mais novos às pessoas de idade, passando pelos nerds da tecnologia ou os aficionados às artes, Filipe Guimarães indica que há de tudo um pouco. Aliás, há até repetentes de outras edições.

O importante, para o co-organizador, é conseguir que os oradores toquem de alguma forma na plateia. Filipe relembra que, uma vez que já esteve do outro lado, isto é, do lado de visitante – do TEDx Oporto – consegue perceber que há oradores, mesmo não sendo da área de interesse do mesmo, que acabava por despertar alguma curiosidade. Isso é o pretendido.

“Há oradores que tocam mais uma parte da plateia do que outra, mas acabam por ser sempre histórias interessantes e que nos fazem, muitas vezes mesmo não sendo da nossa área, pensar nelas. E esse é o objetivo que nós temos traçado: se um orador tocar em 30% da plateia, já é um ganho porque efetivamente não pode querer abarcar a plateia toda, mas já é muito bom”, conclui.

Oradores de várias áreas, prontos a levantar questões

Pela terceira vez, o TEDx traz a Matosinhos pessoas com percursos, histórias e projetos importantes de serem transmitidos. Depois de um longo trabalho de escolha de convidados e organização do painel, este ano são mais de 15 os oradores preparados para questionar. De acordo o co-organizador do TEDxMatosinhos é impossível destacar um ou outro orador, ainda assim o painel é muito rico e variado.

Desde a história do gestor financeiro Nuno Inverneiro que descobriu na cozinha a sua grande paixão e hoje é um chefe de cozinha conceituado, passando pela ações de voluntariado e empreendedorismo social da Sofia Mendes, coordenador do projeto Bgreen, ou ainda pela vontade de Biana Lyra, nascida no Rio de Janeiro, em melhorar a qualidade de vida através do exercício físico indoor ou outdoor ou ainda pelas ações, o TEDx vai trazer de tudo um pouco, pessoas de diferentes áreas e interesses. Quem também vai marcar presença é o vereador do pelouro da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Filipe Araújo.

A ideia de trazer o TEDx para Matosinhos foi de trazer este universo transversal à cidade. “Fomos pegar em tudo que seria expectável na comunidade de Matosinhos, trazer coisas novas, que geralmente o comum mortal não tem acesso e transformá-lo numa experiência única”, reforça Filipe Müaze Guimarães.