Um fim de semana repleto de sabores. É esta a promessa da edição de Natal do porto.come, que começa já a partir desta sexta-feira, dia 27 de novembro. Mas se quiser encher o estômago de petiscos e iguarias só poderá fazê-lo até domingo, dia 29 de novembro.

No espaço de exposição do evento estarão presentes mais de 70 organizadores divididos em várias áreas diferentes. O “Espaço das Tasquinhas” será o lugar reservado para a exposição de diversas tascas representativas do Porto, algumas bem conhecidas do público, como a famosa Casa Guedes, a casa das bifanas CONGA, a Venham mais 5 ou ainda a República dos Cachorros.

Entrada

porto.come irá então decorrer entre os dias 27 e 29 de novembro. Nesta sexta-feira, o recinto da Alfândega irá estar aberto das 15h à 00h. No sábado será possível petiscar a partir das 12h, mantendo-se o fecho à meia noite. Por fim, no domingo será possível estar na exposição das 12h até às 21h.

A entrada terá um custo de 5 euros, para cada dia, que inclui a oferta de um copo. As crianças até aos 12 anos de idade não pagam entrada.

Outro dos espaços dedicados a esta edição será o que a organização criou para os chamados food trucks, comidas preparadas e disponibilizadas em veículos móveis. Aí, destaca-se, por exemplo, a presença das empresas Comida de Rua e da Porto Chips.

O recinto terá também um “Espaço Fumeiros”, relevante para os apreciadores deste tipo de comida, assim como uma área chamada “Produtos Regionais”. Neste último, o público poderá desfrutar de iguarias tanto doces como salgadas, vindas não só da região do Douro, mas também de outras de todo o país.

Vinhos também estarão em destaque no porto.come, com uma forte presença daquilo que melhor se produz de norte a sul, através de diversos expositores e iniciativas de degustação. O “Stock-off” será um espaço dedicado aos produtores de vinhos que terão a oportunidade de vender os seus produtos a um preço reduzido.

Além disso, estarão também disponíveis vários outros produtos típicos regionais a bons preços, oferecendo assim aos visitantes a possibilidade de efetuarem algumas das suas compras de Natal.

Neste porto.come também irão decorrer “Showcookings“, nos quais chefes de cozinha irão demonstrar a sua arte. Destaca-se neste âmbito, a presença do chefe Ivo Loureiro, na tarde de domingo pelas 17h30. Para realizar a sua própria demonstração, o chefe será acompanhado pelo Toli, músico da banda portuguesa GNR. As pessoas interessadas em assistir a este workshop terão que efetuar a sua inscrição através de um email a enviar para [email protected].

O porto.come terá também uma vertente solidária. Primeiro, através de uma parceria com o IPO do Porto que irá organizar uma recolha de sangue no local. Parte dos fundos recebidos com a venda dos bilhetes também irá reverter para esta instituição. Segundo, porque os excedentes de comida do fim de semana irão ser entregues à Refood Foz do Douro, que luta contra o desperdício alimentar e irá oferecer essa comida às pessoas mais necessitadas na rua Burgal de Baixo, perto da Universidade Católica do Porto (UCP). Caso pretenda ser voluntário, poderá submeter a sua candidatura à Refood Porto.