O Centro Comercial de Cedofeita irá, em breve, encher-se de produtores e adeptos de fanzines. Com início previsto para o dia 28 de novembro, a primeira edição do ZineFest, festival de fanzines, irá decorrer entre terças e sábados até ao dia 11 de dezembro. O evento é organizado por várias entidades desse mundo. Encontra-se ligado à Uzine Fanzine, uma “fanzineteca” – biblioteca de fanzines – de Coimbra, que contou também com a ajuda de Madame Zine para tratar da seleção de exposições.

Fan-quê?

A própria palavra “fanzine” é uma palavra por aglutinação resultante da junção dos termos fan e magazine. Sendo assim, entende-se que o que estará em destaque durante o festival serão precisamente estas publicações, criadas por fãs e que possuem diversas temáticas. Caracterizam-se por serem publicações não profissionais, que não estão disponíveis nos habituais locais de venda de revistas. Por isso, este festival pretende divulgar todo o universo “zine”, da micro-edição, da auto-edição, e da publicação independente, sendo também um ponto de encontro dessa subcultura.

O festival irá realizar-se no centro comercial enquanto este estiver aberto, pelo que a entrada é gratuita.

O festival em si conta com várias exposições de fanzines criadas tanto a nível nacional como internacional, com peças vindas, por exemplo, de Espanha, do Brasil ou mesmo da Grécia. Além disso, haverá também um mercado de edições, diversos workshops com intuitos diferentes e, ainda, música ao vivo.

A inauguração do ZineFest, a dia 28 de novembro, tem início marcado para as 14h, já com várias exposições. Nessa tarde serão lançadas também várias edições novas, como “Pretentious Writings” de André Alves ou “Alguém tem fósforos?” de Paulo Pinto e Espúrio. Às 20h, haverá concerto da banda Avenida dos Trópicos.

As exposições gerais de destaque são da Uzine Fanzine, a biblioteca de fanzines, além de vários outros exemplares enviados via postal por vários fãs, com curadoria da Uzine com Madame Zine, como já foi referido. Irão estar presentes também várias bancas de exposição individuais para o “Mercado de Edições” de editores e produtores de fanzines, tais como Flanzine, Agáeme, Edições D.Flagra, Madame Zine, Made By Sofia, Pé de MoscaOFICINA ARARA, Doutor Urânio, entre muitos outros.

O processo de seleção das edições a serem apresentadas dividiu-se por temas específicos, que englobava variantes como música, banda desenhada, literatura, poesia e contas, ilustração, design e fotografia e, ainda, outra designada “outros formatos”, que destaca as peças mais criativas submetidas a avaliação.

Esta primeira edição do ZineFest tem também uma forte aposta nos workshops, que irão acontecer de forma bastante regular, com a realização de pelo menos um quase todos os dias. Alguns serão de formação contínua e outros irão ser repetidos na duração do festival.

Um dos exemplos de workshop de criação contínua é o do coletivo “Sorry, we’re Open” que irá desenvolver várias atividades no decorrer dos dias, que tem como culminar o lançamento de um fanzine em comum, no último dia do festival. Um dos que ser irá repetir será, por exemplo, o da Pé de Mosca, intitulado “Compor livro com carimbos personalizados” a decorrer na quinta-feira 3 de dezembro e na quarta dia 9, ambos às 16h.

Outros terão ainda um teor mais técnico, como o de “Tipografia – com caracteres móveis” de Sofia Meira (1 e 9 de dezembro às 16h) ou “Colagem Vintagem” de Madame Zine (4 de dezembro às 16h). As descrições de alguns destes workshops está disponível aqui

Irão também decorrer várias conversas temáticas sobre áreas de relevância, como publicação e edições independentes, além de atuações musicais e projeções de filmes. O horário para o festival com algumas das atividades de destaque pode ser encontrado aqui.

Para mais informações, os interessados deverão enviar um mail para [email protected]