Os gorros e as luvas saíram aos Aliados para uma noite que, apesar de fria, fez as delícias de todos. O fogo de artifício, a inauguração das luzes da árvore de Natal e a abertura da pista gelo foram os momentos altos da noite.

Tal como previsto o espetáculo que dava oficialmente início à época natalícia da Invicta começou pelas 21h30. Quando as luzes dos Aliados se apagaram deu-se início ao espetáculo pela qual todos aguardavam ansiosos. A contagem decrescente começou “10, 9, 8, 7, 6…” e o fogo de artifício iniciou. O espetáculo de pirotecnia levou os olhares todos para o centro das atenções, a árvore de Natal que este ano se vestiu de azul e amarelo. “Que giro” ou “tão bonito” foram das poucas palavras que se ouviram do princípio ao fim do espetáculo no resto do tempo ou se tiravam fotografias, para mais tarde recordar, ou se contemplava o espetáculo.

“Viva o Porto Cidade e viva o Porto Canção” foi esta a música da banda Retimbrar que, depois da inauguração das luzes, pôs os Aliados e dançar e cantar. Alguns mais tímidos ficaram-se apenas pelas palmas enquanto que outros fizeram deste momento uma diversão ao entrar nas danças de roda ao som de algumas músicas conhecidas.

Muitos foram os que vieram de propósito aos Aliados na noite da passada sexta-feira para ver a inauguração das luzes deste Natal. Alguns pela primeira vez viram o espetáculo de início natalício e descreveram-no como “muito bonito” e “no próximo ano é para repetir”. Também houve aqueles que como um grupo de ciclistas incluíram os Aliados no seu percurso noturno e que a acharam o espetáculo melhor em comparação com o ano passado.

As crianças olhavam por todo o lado e apontavam para os pontos de luz da árvore de Natal e todas as iluminações à volta. A zona junto da árvore de Natal estava repleta de curiosos de palmo e meio a olhar para os “presentes grandes” e a perguntarem “então e o Pai Natal?” ou “é o Pai Natal que traz as prendas?”, enquanto os adultos as fotografavam. As pessoas faziam as suas poses e lá saía mais uma foto.

A abertura da pista de gelo, que veio este ano para os Aliados, era um momento que muitos esperavam. A fila era grande pois todos queriam andar numa das atrações da altura. As crianças foram das primeiras a pisarem a pista de gelo e algumas já com alguma destreza. Ao fim da noite “as crianças grandes” invadiram a pista. Uns com mais destreza, outros a esforçarem-se por lhe ganhar o jeito, mas todos rindo com as quedas uns dos outros.

Ao fundo na Praça da Liberdade os curiosos exploravam a instalação Whispering Forest, dos Moradavaga, para perceber de onde vinham os sons que se ouviam. A instalação transportava quem lá passava para outro mundo, para um bosque afastado da agitação vivida na cidade, com o cheiro a pinho, as luzes e os sons do bosque.

A noite da passada sexta-feira foi a primeira de várias noites de Natal que prometem invadir Invita de cor e de Espírito Natalício.