A Avenida dos Aliados foi decorada com focos de luz, que marcavam os céus, e uma fachada dourada. Com muita arte, música e convívio, o Porto despediu-se daquele que é conhecido carinhosamente como AXA.

As 16h marcaram o início de uma despedida. A escola profissional Balleteatro inaugurou as celebrações com a performance “Partitura Dourada”, interpretada por 139 alunos. A partir deste momento, os longos corredores e salas de paredes brancas foram preenchidas com famílias. Crianças, jovens e adultos, todos convergiram ao AXA.

A cada piso, um novo mundo com a arte em destaque. A música e luzes que repintavam o ambiente de azul, verde ou vermelho eram um denominador comum às divisões da casa. A cada hora, uma nova performance artística começava.

A banda sonora da celebração compôs-se de música nacional. TORTO, Mirror People e Filho da Mãe foram apenas alguns dos nomes que animaram o decorrer das 12 horas. A representar as artes plásticas, o coletivo de artistas da Circus Network trouxe a arte urbana para o abrigo do AXA.

Foi às 4 da manhã que se fechou um ciclo. Dois anos, 8 meses, 300 eventos e mais de meio milhão de visitantes depois e o edifício resgatado pela Câmara Municipal do Porto (CMP) está agora pronto para ser devolvido aos seus proprietários. Ainda assim, a festa continua nos Aliados e começou também este fim-de-semana, com o UP Street mesmo ali ao lado, que trouxe centenas de pessoas ao edifício do Montepio para celebrar a arte urbana.

Fotografia: Sara Felgueiras

(Para ver em grande clique numa das imagens à escolha)